FERROVIAS
Prefeito discute Trem Intercidades com deputado federal Vanderli Macris
07/04/2017 | 18h54
 Prefeito discute Trem Intercidades com deputado federal Vanderli Macris

O prefeito Mario Botion esteve reunido com o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), na tarde hoje (07), em Americana, para tratar da inclusão de Limeira no trajeto do Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo, com passagem por Campinas. Também participaram do encontro, o presidente da Câmara José Roberto Bernardo e os vereadores Carolina Pontes, Jorge de Freitas e Anderson Pereira.

Botion explica que o deputado tem um extenso e importante trabalho na autorização do uso da faixa de domínio do transporte de cargas para o Trem Intercidades. "Pedimos o apoio do deputado Macris para que o trem passe por Limeira, não só por inserir o município no caminho de quatro cidades importantes, mas pelo progresso e inovação e comodidade aos limeirenses”, afirmou Botion.

Durante o encontro, Macris informou que o governo sul-coreano e grupos franceses já manifestaram interesse em investir no projeto do Trem Intercidades e outros grupos têm buscado informações sobre o projeto. O governo sul-coreano, por exemplo, tem interesse em fornecer locomotivas e carros e já havia manifestado interesse, em 2015, em firmar um convênio com o governo estadual para aprofundar os estudos do trem intercidades. “Esse trem vai trazer uma mudança ao Brasil”, citou o deputado federal.

No dia 28 de março, o presidente Michel Temer anunciou a inclusão do projeto de implantação do Trem Intercidades (TIC), que percorrerá 431 quilômetros de ferrovia e ligar as regiões metropolitanas de Campinas, São Paulo, Vale do Paraíba e Baixada Santista, no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), criado para ampliar a relação entre Estado e iniciativa privada e atrair novos investimentos em projetos de infraestrutura. O custo previsto para ligar a macrometrópole por um trem com velocidade média de 120 quilômetros por hora, é de R$ 20 bilhões. O trecho de Campinas será prioridade, porque tem a maior demanda: 60 mil passageiros por dia.

O trecho de 135 quilômetros entre Americana e São Paulo e tem custo estimado de R$ 5 bilhões. Até o momento, o Intercidades, na região de Campinas, vai ligar Americana a São Paulo. Ele sairá de Americana, passará por Santa Bárbara, Sumaré, Hortolândia, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí e chegará à capital paulista, numa extensão de 135 quilômetros.

O projeto foi idealizado pelo BTG Pactual e pela Estação da Luz Participações (EDLP) Ainda na reunião, Macris agendou uma reunião em São Paulo para os próximos dias para que Botion e os vereadores possam se reunir com Guilherme Quintella o controlador e presidente da Estação da Luz.