SAÚDE SOBRE RODAS
Programa municipal garante saúde em regiões mais afastadas
05/04/2017 | 14h48
Programa municipal garante saúde em regiões mais afastadas

Levar atendimento de saúde a áreas mais distantes do município é a proposta do programa Saúde Sobre Rodas, da Prefeitura de Limeira. A iniciativa conta com um ônibus adaptado que funciona como consultório médico e odontológico. Além desses profissionais, a população tem acesso à coleta de exames laboratoriais, papa nicolau e visita domiciliar, entre outros.

Nesta quarta-feira (5), o programa esteve no conjunto residencial Recanto dos Pássaros, no bairro Odécio Degan. No local, médicos, dentista, enfermeira, técnico e auxiliar de enfermagem se revezaram para cuidar dos moradores, incluindo quatro pacientes acamados. Segundo a coordenadora do programa e enfermeira Giovana De Nardi Bühl, atualmente mais de 4 mil pessoas estão cadastradas pela Secretaria de Saúde para participar do projeto.

Na zona rural, o ônibus percorre os bairros Pires, Água Espraiada, Frades, Loiolas, Lopes e Assentamento Elizabeth Teixeira. Na área urbana, Recando dos Pássaros, Parronchi e Geada. “O Saúde Sobre Rodas tem facilitado a vida da população, pois levamos atendimento na porta da casa do paciente”, ressaltou Giovana. Os moradores são avisados da visita do ônibus com 30 dias de antecedência, por meio de panfletos distribuídos por líderes comunitários.

Para Antônio Hilário, 41 anos, a presença do Saúde Sobre Rodas é muito bem-vinda. Cuidando sozinho de três filhos e sem poder se deslocar até o centro de saúde devido a um acidente vascular cerebral, ele afirma que encontrou uma alternativa dentro do próprio condomínio (Recanto dos Pássaros). “Esse projeto é muito bom, porque tenho dificuldade de locomoção. Os médicos são muito atenciosos, conversam com a gente”, afirmou.

Amanhã (6), o projeto fará visitas domiciliares a pacientes da zona rural. Na sexta (7), haverá coleta de exames para os moradores do Recando dos Pássaros, a partir das 7h. Mesmo cadastrado, é preciso apresentar RG e Cartão SUS.