Prefeitura e Colégio Portal Limeira fazem mutirão contra dengue
03/04/2017 | 17h32
Prefeitura e Colégio Portal Limeira fazem mutirão contra dengue

Alunos do ensino médio do Colégio Portal Limeira participaram nesta segunda-feira (3), de um mutirão contra dengue nos imóveis residenciais e comerciais localizados no entorno da escola. A iniciativa foi viabilizada mediante uma parceria com a Prefeitura de Limeira, com objetivo de transformar os estudantes em multiplicadores de informações sobre a doença.

Antes de iniciar o trabalho de campo, os alunos receberam orientações sobre os procedimentos de abordagem aos munícipes e as estratégias para eliminação de criadouros. Na sequência, dividiram-se em grupos para vistoriar os imóveis da região da Vila São João.

Acompanhados pelos agentes de controle de zoonoses, eles observaram ralos, vasos de plantas, garrafas e demais objetos propensos ao acúmulo de água. Além disso, informaram os munícipes quanto a necessidade de colocar água sanitária nos ralos externos, pelo menos uma vez por semana, entre outras.

O professor de biologia da escola, Ulisses Dovigo, ressaltou a importância da atividade, ao permitir que os alunos saíssem da sala de aula e pudessem conhecer de perto os desafios da prevenção contra o Aedes aegypti. “É uma oportunidade para interagir com a comunidade, e ao mesmo tempo, contextualizar o aprendizado dentro da sala de aula.”

A coordenadora do CCZ, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, destacou que a iniciativa foi muito boa, pois o trabalho de prevenção está ligado à educação. “A parceria com a escola permite reforçar as ações de prevenção já desenvolvidas pelo município. A integração entre os alunos e os agentes foi muito positiva. Certamente os estudantes irão aplicar o conhecimento dentro de casa”, frisou.

Para a estudante Luiza Greve Rodrigues, de 16 anos, a experiência foi interessante e possibilitou a aquisição de conhecimento sobre o tema. “Já posso orientar as pessoas”, disse. Outra aluna da mesma idade, Bruna Wink Neves, afirmou que irá levar as estratégias de prevenção para dentro de casa. Ela comentou, ainda, que de um modo geral a população está colaborando com a prevenção. “Achei interessante ver os cuidados que a população tem em relação à dengue”, disse. A opinião foi compartilhada por Thaís Nicoletto, de 15 anos, que também gostou da oportunidade de acompanhar o funcionamento do trabalho de prevenção.