DESCENTRALIZAÇÃO DA CULTURA
Pela primeira vez na área rural, espetáculo da Via-Sacra é neste domingo
03/04/2017 | 16h52
Pela primeira vez na área rural, espetáculo da Via-Sacra é neste domingo

Foi com a entrada das crianças que o ensaio geral da 27ª edição da Via Sacra - “A Maior História de Todos os Tempos Contada pelo Povo de Limeira” - começou. Com cerca de 50 atores, o texto foi encenado no ensaio geral sobre o palco que receberá a estreia do espetáculo, supervisionado por Carlos Jerônimo Vieira, no bairro dos Frades, ocorrido neste domingo (2). Na oportunidade, figurinos, marcação de cenas e som, além dos demais detalhes técnicos, foram analisados. A realização do projeto é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

Ao ser levada para um novo ambiente, a área rural, foi possível adquirir uma visão cinematográfica da Via-Sacra. O local, além de garantir a descentralização da cultura, acrescenta elementos naturais que auxiliam na composição das cenas. "As fotos do ensaio ficaram lindas e revelam que, embora a cenografia seja mais simples da que estamos preparando para a Gruta da Paz, ganhou um aspecto natural de cinema. Não teve ontem quem não notou a beleza dos Frades que será o cenário perfeito da nossa peça", pontuou o secretário de Cultura, José Farid Zaine.

Pela segunda vez interpretando o papel de Cristo, Weslei Menegueti disse que “a Via-Sacra traz gratificação e bem-estar. É muito bom poder levar às pessoas um pouco de quem foi, para mim, o maior de todos os tempos, Jesus Cristo”. O ator, que participa pela quarta vez do espetáculo, defendeu que a peça é um espetáculo que une arte à fé cristã. "A Via-Sacra é também cultura, entretenimento, um ganho importante para a cidade de Limeira, que nos faz refletir na humildade, respeito e fraternidade com as pessoas”.

O espetáculo traz ainda surpresas e novidades para esta edição, e promete despertar um misto de sentimentos no público. “Esta edição da Via-Sacra traz a descentralização da cultura, algo interessante, já que o preparo do espetáculo é feito com carinho para toda a população assistir. Este ano, teremos algumas cenas inéditas, com bastante música, que farão com que os espectadores se emocionem”, acrescentou o diretor de elenco, Carlos Jerônimo Vieira.

Este ano, a produção firmou parceria também como o grupo de teatro Nascente, da Comunidade de São Francisco de Assis, dos Frades. Participando pela primeira vez, Cristiane Barbosa, que interpreta Herodias, falou sobre a importância da parceria e as expectativas do bairro para a apresentação. “Para o grupo Nascente, está sendo uma experiência maravilhosa participar da Via-Sacra", declarou. "É algo que jamais imaginei fazer. É a primeira vez que participo e já interpreto Herodias. Sinto um misto de ansiedade e felicidade. O pessoal da área rural vai se surpreender e se emocionar”, completou

A Via-Sacra estreia no domingo (9), às 10h30, na Comunidade de São Francisco de Assis, nos Frades (Limeira - Artur Nogueira), e sua apresentação tem sequência nos dias 14 e 15, às 20h, na Gruta da Paz, na Praça Toledo Barros. Os apoios são das secretarias municipais, Ceprosom, Fundo Social de Solidariedade, Tendas do Sahara, Corpo Estável da Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori (Emcea) Cia. Art e Movimento (Coordenação - Iany de Oliveira / Integrantes: Liege Vicente, Camila Mendes, Silvanete Soares, Natália Souza e Jackelyne Kamada), grupo de teatro Nascente, grupo Avena, Paróquia Nossa Senhora de Lurdes, Paróquia Imaculado Coração de Maria e Comunidade São Francisco de Assis.

ELENCO DA VIA-SACRA 2017:

Aline Adorno – Joana

Amanda Gonçales – Narradora