Prefeito é eleito em cargos de relevância nos Comitês PCJ
31/03/2017 | 18h18
Prefeito é eleito em cargos de relevância nos Comitês PCJ

Limeira está voltando a desempenhar um papel importante no setor hídrico e ambiental do Estado. Pouco mais de uma semana após ter sido eleito vice-presidente da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), o prefeito Mario Botion conquistou hoje (31) vagas importantes durante processo eleitoral dos Comitês PCJ, ocorrido durante a 19ª reunião ordinária da entidade, em Piracicaba.

Inicialmente, Botion foi eleito membro titular nos plenários do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH)-Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e do PCJ Federal.

Com assento nesta instância, o prefeito se habilitou, então, para se eleger também como membro titular de uma das seis vagas da câmara técnica de planejamento dos comitês PCJ.

A câmara técnica de planejamento é a mais importante dos comitês, pois cabe a ela a análise final de projetos e liberação de recursos pleiteados por meio de projetos de municípios para as áreas ambientais e hídricas.

Os recursos previstos para liberação são aqueles levantados pela PCJ por meio da cobrança do uso da água. Limeira pode obter verbas a partir da cobrança estadual (Pinhal) e federal (Jaguari). Outra fonte de recurso é o Fehidro, fundo que realiza cobrança por meio, por exemplo, de empresas geradoras de energia.

O comitê libera recursos para os mais variados projetos. Um dos exemplos é para recomposição de matal ciliar. Também podem ser buscadas verbas para compra de equipamentos, criação de oficinas e também para projetos de educação ambiental.

“Limeira assume um importante papel na articulação e coordenação para tomada de decisões de assuntos referentes a nossa bacia, como projetos e definição dos recursos”, opina o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Paulo Trigo, que acompanhou o prefeito no encontro em Piracicaba. O diretor de Extensão Rural, da secretaria, Dirceu Brasil Vieira, também esteve presente.

“Decidimos atuar em várias frentes nesta questão ambiental e que envolve também aspectos hídricos”, afirma Botion. “Trabalhamos de forma efetiva para conquistar estes assentos nos comitês PCJ”, concluiu.

O encontro de hoje elegeu por aclamação o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, como presidente dos Comitês PCJ. Seu mandato será de 2017 a 2019.