Prefeitura promove palestra sobre Doenças na Infância
31/03/2017 | 17h00
Prefeitura promove palestra sobre Doenças na Infância

Alunos da Emeief Aracy Nogueira Guimarães, localizada no Jardim Lagoa Nova, em Limeira, participaram nesta sexta-feira (31), de uma palestra sobre “Doenças na Infância”. O evento foi coordenado pela enfermeira da Secretaria de Saúde, Karina Davoli Schnoor, e abordou os sintomas, tratamento e prevenção de doenças prevalentes nessa faixa etária, como caxumba, rubéola e catapora.

Segundo Karina, a palestra serviu para complementar o conteúdo trabalhado dentro da sala de aula. Para tanto, ela usou uma linguagem acessível aos cerca de 100 alunos, de oito a dez anos, que participaram da iniciativa. Houve apresentação de fotos ilustrativas e de um vídeo sobre higiene pessoal, que ressaltou a importância das crianças lavarem as mãos com frequência. “Os estudantes interagiram muito, foi uma boa oportunidade para esclarecer todas as dúvidas”, disse.

Um dos assuntos que despertou maior interesse foi a catapora, doença infecciosa, causada pelo vírus Varicela-Zóster. “Dentro desse tema, procurei orientar as crianças a não coçarem o local para evitar a formação de feridas e manchas, além de reforçar a necessidade de hidratação”, salientou.

Os sintomas presentes na caxumba também foram alvos de questionamentos. De acordo com Karina, trata-se de uma doença infecciosa causada pelo Paramyxovirus,que provoca inflamação nas glândulas salivares próximas ao ouvido. “Ao contrário do que se pensa, a caxumba pode se manifestar nos dois lados do pescoço ao mesmo tempo”, disse.