Notícias
INTERCÂMBIO
Secretários de segurança pública da região reúnem-se em Limeira
30/03/2017 | 16h22
Secretários de segurança pública da região reúnem-se em Limeira

Fortalecer a troca de experiências no combate à violência e criminalidade foi o objetivo da 'Primeira Reunião de Secretários de Segurança Pública', promovida nesta quinta-feira (30) pela Prefeitura de Limeira. Realizada na sede da Secretaria de Segurança, a iniciativa contou com representantes de aproximadamente 15 municípios, que conheceram ações desenvolvidas em Limeira, como o Botão do Pânico e a Muralha Digital.

 

Na abertura do encontro, o secretário-chefe de Gabinete, Edison Moreno Gil, ressaltou a importância de estreitar relações entre os secretários de segurança, na busca de soluções mais eficazes para o segmento. “Precisamos agir juntos, porque os problemas não são mais localizados e extrapolam os limites dos municípios”, disse.

 

O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira, Francisco Alves da Silva, o Cabo Chiquinho, agradeceu a presença de representantes de municípios vizinhos e comentou o avanço dos índices de segurança nos primeiros três meses de governo Mario Botion. “Desde janeiro, conduzimos 102 pessoas a unidades prisionais, apreendemos 118 máquinas caça-níqueis e recuperamos 96 veículos, de um total de 107 furtados ou roubados”, disse.

 

A integração das polícias municipal, civil e militar no combate à criminalidade foi observada pelo Secretário de Segurança Pública e vice-prefeito de Rio Claro, Cel. Marco Antonio Bellagamba. “É fundamental nos conhecermos e aproveitar o que cada município tem de melhor”, disse.

 

BOTÃO DO PÂNICO

 

A presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno e a assessora da Proteção Social da autarquia, Paula Furlan Gomes, apresentaram o Botão do Pânico, dispositivo concedido às mulheres vítimas de violência, que possuem Medida Protetiva expedida pelo Tribuna de Justiça. Desde que foi implementado, em abril de 2016, 13 mulheres já usaram o equipamento. Segundo Maria Aucélia, o Botão do Pânico e a 'Rede Elza Tank de atendimento integrado às mulheres em situação de violência' podem ser considerados políticas públicas. “O Brasil já conquistou o reconhecimento internacional na área de proteção à mulher e Limeira faz parte desse processo positivo, de mudança de paradigmas”.

 

Após o encontro, a comitiva foi até o Centro de Operações Integradas (Copi), para conhecer a Muralha Digital.

Notícias recomendadas para você