IGUALDADE RACIAL
Prefeito empossa membros do Comicin; Elisa comandará conselho
16/03/2017 | 17h11
Prefeito empossa membros do Comicin; Elisa comandará conselho

O prefeito Mario Botion empossou na noite de ontem (15), os 17 membros do Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin). O conselho, que leva o nome de Vereador Benedito Pereira, assume para uma gestão de dois anos (2017 e 2018). Eliza Gabriel da Costa, uma das mais antigas militantes da causa negra em Limeira, vai presidir o Comicin. “Desejo muito êxito no trabalho dos novos conselheiros”, disse o prefeito Mario Botion, que participou de toda a solenidade, ocorrida no Plenário da Câmara Municipal. Ele estava acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion.

A cerimônia trouxe a Limeira representantes da causa negra de outras instâncias, como a presidente da Comissão de Igualdade Racial da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carmen Dora de Freitas Ferreira. “Estamos vivendo um momento de forte resistência positiva e busca da igualdade real”, declarou, durante o discurso.

Membro do Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial, jornalista Nuno Coelho, também compareceu ao evento. Ele enalteceu a luta contra o racismo. “Esse é um tema de Estado”, observou. Coelho também apresentou demandas ao prefeito Mario Botion, como a criação de uma estrutura de coordenadoria da questão da igualdade junto ao gabinete do prefeito.

Elisa disse que assume o mandato com disposição e classificou a solenidade e o desafio como um “momento leve”. Elogiou o secretário de Cultura, Farid Zaine, que durante sua fala também enalteceu a nova presidente, e Botion.

O prefeito disse que sua administração estará voltada para a causa da igualdade racial. Se dirigindo a Elisa, afirmou que ele estará sempre com “disposição e vontade de resolver as questões que forem apresentadas”. Ele afiançou que a coordenadoria pleiteada por Nuno Coelho é uma demanda que fará parte de discussão ao longo de seu governo. Botion entregou os certificados a cada um dos 17 conselheiros.

Quem tomou posse

Diretoria Executiva

Elisa Gabriel da Costa (presidente)

Carlos César Elisbon (1º vice-presidente)