PALACETE LEVY
Projeto Intergerações Viola Paulista exibe documentários neste sábado
13/03/2017 | 17h19
Projeto Intergerações Viola Paulista exibe documentários neste sábado

O projeto “Intergerações Viola Paulista” chega a Limeira no próximo dia 18, sábado, com a exibição dos lançamentos de três produções em vídeo: Viola de Reis, Inventorias e Viola Encantada, a partir das 19h, no Palacete Levy. Os documentários apresentam narrativas e performances de violeiros, poetas e luthiers de Limeira e Atibaia. A entrada é franca.
Os filmes contam com direção, fotografia e edição de Daniel Choma, com direção de pesquisa e produção de Tati Costa e Sara Melo, e direção de pesquisa e trilha musical de Domingos de Salvi.
O documentário “Viola de Reis” registra personagens e apresentações da Companhia de Reis São Lucas, abordando a musicalidade, simbologias e significados culturais da Folia de Reis ao destacar a importância da viola caipira neste contexto. “Inventorias” apresenta as visões de mundo de quatro luthiers autônomos de Limeira e Mairiporã, que refletem poeticamente e profeticamente sobre o universo da construção artesanal de instrumentos musicais de madeira.
Já “Viola Encantada” traz depoimentos de integrantes do Grupo Raízes de Atibaia, da Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia e da Companhia de Reis São Lucas, de Limeira, que revelam suas relações com o instrumento e a cultura caipira.
O projeto Intergerações é realizado pelo Proac – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo –, com produção do Instituto Câmara Clara, em parceria com o Voamundo Cultural e apoio da Oficina Cultural Carlos Gomes de Limeira, Instituto Poiesis, Garatuja Instituto de Arte e Cultura, Escola de Lutheria de Atibaia, Associação de Luthiers do Brasil e Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.