DIA NACIONAL DOS ANIMAIS
Projeto de educação ambiental leva estudantes ao zoo
09/03/2017 | 16h48
Projeto de educação ambiental leva estudantes ao zoo

Um grupo de 40 alunos da Emeief Dr. José Carvalho Ferreira visitou o Zoológico Municipal de Limeira nesta quinta-feira (9), como parte das comemorações do Dia Nacional dos Animais, celebrado em 14 de março. A iniciativa foi monitorada pelo departamento de Educação Ambiental, com objetivo de sensibilizá-los sobre a importância de preservação do meio ambiente.

Durante o passeio, os estudantes aprenderam sobre as particularidades de cada espécie, o tempo de vida e o histórico de como chegaram ao zoo. Houve, ainda, uma visita à cozinha do local, onde observaram o tipo de alimentação dos animais, como felinos e bicho furão.

Segundo Cassiana Carradas de Salvi, bióloga que integra a equipe de Educação Ambiental, esse tipo de atividade permite a conscientização sobre o bem-estar dos animais, sejam eles domésticos ou silvestres. “Os alunos também aprendem sobre a importância de não capturar animais silvestres e de preservar o seu habitat”, disse.

A professora-coordenadora da escola, Flávia Senedesi Cesário, disse que a experiência permite a interação entre o trabalho desenvolvido em sala de aula e a prática. “As crianças ficam radiantes, é uma boa oportunidade para visitar lugares diferentes e promover o intercâmbio entre a escola e demais instituições”.

Um dos alunos mais entusiasmados com o passeio era Gabriel dos Santos Oliveira, de 6 anos, que gostou do leão e do setor das aves. “Nunca tinha visto uma coruja”. Outra estudante, Kamilly Vitória Moreira Sabino, da mesma idade, ficou impressionada com a águia. Em sua primeira visita ao zoo, ela comentou que a juba do leão era parecida com os cachos do seu cabelo.

O zoológico está aberto à visitação de quinta a sexta, das 9h às 15h, e de sábado e domingo, das 9h às 16h. Visitas monitoradas ocorrem de terça a sexta-feira e devem ser agendadas pelo telefone 3442-7418. O zoo localiza-se no Horto Florestal de Limeira, na Via Jurandyr Paixão de Campos Freire, km 4.