EMPREGO
Pintores saem de curso com entrevistas agendadas
17/02/2017 | 17h25
Pintores saem de curso com entrevistas agendadas

Os alunos de pintura predial finalizaram o curso promovido pelo Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) nesta semana. Alguns, já saíram com entrevista de emprego agendada. “Uma empresa da área viu a divulgação da Prefeitura de Limeira sobre o curso e contatou o Ceprosom porque está procurando mão de obra qualificada. Os professores estão indicando alguns alunos que já estarão com entrevista de emprego agendada”, explicou a coordenadora do setor de cursos, Vanessa Hafliger Versinhassi.

O curso foi oferecido gratuitamente pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em parceria com o município, por meio do Ceprosom e da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação. Foram 50 vagas ofertadas e os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, pintando o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) Casa das Famílias, na região do Jardim Aeroporto e, o Cras do Jardim Presidente Dutra. Ao todo, foram 100 horas de curso. “Queremos agradecer o trabalho de vocês na pintura desses prédios e estamos nos empenhando pra trazer outros cursos pra vocês terem melhor inserção no mercado de trabalho”, disse a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno.

E pensando no mercado de trabalho que o pintor Everaldo Queiroz Muniz, que trabalha há 5 anos nessa área, decidiu fazer o curso. “Às vezes tinha vaga aberta para pintor, mas não conseguia emprego porque não tinha o certificado. Mas agora isso vai mudar”, comentou.

Helloá Carreteiro Vilela, de 17 anos, era uma das únicas duas mulheres das turmas. “Meu pai é pintor e, de vez em quando, eu o ajudava. Gostei muito do curso porque não aprendi só teoria, mas também teve aulas práticas. Hoje me sinto preparada para o mercado de trabalho”, opinou.

Para Marco Antônio de Castro, o curso de pintura predial foi uma oportunidade de mudar de vida. Ele estava cumprindo pena em regime semiaberto e está em liberdade há cinco meses. “Esta está sendo a primeira oportunidade que estou tendo e quero abraçar. Já estou pensando em montar uma equipe de pintores. Eu já trabalhava com isso, mas o curso me deu outra visão porque não sabia que eu tinha a possibilidade de me formalizar”, disse.

No encerramento do curso, uma representante do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) conversou com os alunos sobre a importância da formalização, como por meio do MEI (Microempreendedor Individual). Devido ao número de interessados, já foi agendada uma oficina para dar orientações sobre como fazer um currículo, como se comportar em entrevistas de emprego e as principais perguntas feitas pelo entrevistador.

Os alunos que tiveram pelo menos 75% de frequência terão uma bolsa de R$ 210. O valor será pago pelo governo estadual em até 15 dias. Estiveram presentes no evento a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Franceschi Botion, professores e representantes do Ceprosom.