ARBORIZAÇÃO
Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente firma Termo de Compensação e Plantio
08/02/2017 | 10h13

A secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente autorizou a substituição de 50 árvores da espécie exótica Pinus eliotti (espécie de Pinheiro) por exemplares da flora nativa. A retirada das árvores e o plantio das novas espécies serão feitos no condomínio residencial Colina Verde pela associação de moradores. De acordo com a secretaria, a associação solicita há mais de dez anos a autorização para a retirada das árvores. Como a reivindicação não era consensual entre os moradores, os exemplares passaram a ser monitorados pela equipe técnica da pasta.

Recentemente, uma nova demanda acompanhada por um abaixo-assinado de todos os moradores chegou à Secretaria. Após nova avaliação técnica, foi constatado que 24 dessas árvores encontram-se com seu estado fitossanitário comprometido, estando as demais em situação vulnerável com risco de queda (inclinação), próximo das residências.

Diante da necessidade da retirada das árvores foi realizado o licenciamento ambiental e firmado junto à secretaria o Termo de Compensação e Plantio, que prevê a autorização para a retirada e substituição dos 50 exemplares. A associação também se comprometeu a doar 500 mudas de árvores nativas para a Prefeitura de Limeira.

“Esta medida já faz parte da nova postura da Prefeitura em utilizar as demandas de retirada de espécies exóticas, mediante laudo técnico elaborado pelo Departamento de Licenciamento e Fiscalização, como possibilidade de aumentar a biodiversidade urbana, por meio da gradual substituição por plantas nativas”, reforçou o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Paulo Trigo.