DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO
Contação de história marca entrega de livros de literatura infantil
29/11/2022 | 14h49
Contação de história marca entrega de livros de literatura infantil

A história de Zinha, a Joaninha, da escritora Raquel Alves, deixou a manhã desta terça-feira (29), um pouco diferente no Centro Infantil Irene Gomes Bortolan, no Jd. Olga Veroni. Cerca de 240 crianças, com idades entre 2 e 6 anos, acompanharam a narrativa realizada pela contadora de histórias, Andréia de Carvalho Oliveira.

Zinha é uma joaninha que acabou sendo afastada de seus amigos e familiares, tendo que construir uma vida nova, conhecendo bichos diferentes e também iguais a ela ao longo de suas desventuras. A obra tem como objetivo discutir de maneira lúdica tanto a autoaceitação e a autoestima quanto o respeito e a tolerância as diferenças.

A iniciativa no Centro Infantil marca uma entrega simbólica. Todas as unidades de ensino da rede municipal começaram a receber, na última quarta-feira (23), por meio da Biblioteca Pedagógica, instrumento da Secretaria de Educação, três títulos da autora: Zinha, a Joaninha, Quando o galo cantou fora de hora e A dança dos bichos.

Para a coordenadora da biblioteca, Taciana Lefcadito Alvares, a entrega das obras finaliza a primeira edição do Prazer de Ler, programação especial que a Biblioteca Pedagógica iniciou em 24 de outubro com atividades presenciais e virtuais diversificadas em torno da literatura infantojuvenil. A palestra com Raquel foi um dos eventos propostos no decorrer da programação. A escritora participou do encontro formativo abordando o tema "Quando as estratégias de leitura matam o prazer de ler”. O objetivo das ações foi o de destacar a importância do livro, da leitura e da biblioteca na construção do conhecimento por meio da difusão da informação e do acesso as diferentes formas de manifestações artísticas e culturais.

Raquel Alves é a filha caçula do escritor e educador Rubem Alves, que após 15 anos atuando como arquiteta e paisagista, decidiu mudar o foco profissional, a partir do falecimento do pai, assumindo por sete anos a presidência do Instituto Rubem Alves, para disseminar e eternizar o legado de um dos mais consagrados intelectuais brasileiros. Nesse momento, Raquel se descobre palestrante, coach de vida e escritora infantil, difundindo o autoconhecimento, a autoestima e a autoconfiança como ferramentas fundamentais para a construção de pessoas emocionalmente saudáveis e de bem com a vida.

A autora discorre em suas obras sobre o quanto é importante “conviver” como um dos aprendizados mais preciosos e mais difíceis de conquistar para vivermos bem. Contudo, a convivência não é algo que aprendemos pelos métodos tradicionais de educação e fica o dilema: como ensinar então? Os livros da escritora trazem uma nova abordagem para a questão da convivência.

Leivi Santos, professora que participou da entrega, destaca que “ações como essa são de extrema importância e vem reforçar o trabalho que desenvolvemos em sala de aula, visando despertar o interesse e o gosto pela leitura”.