TOLEDO BARROS
Prefeitura faz últimos preparativos de decoração natalina
29/11/2022 | 14h34
Prefeitura faz últimos preparativos de decoração natalina

A Secretaria de Cultura está concluindo os preparativos para os eventos de Natal na Praça Toledo Barros, no Centro de Limeira. Nesta terça-feira (29), os trabalhos concentraram-se na decoração da árvore de Natal, posicionada bem em frente à Gruta da Paz. A árvore tem oito metros de altura e foi construída com fios de luzes, dispostos em formato de cone. Em razão das dimensões da árvore, um guindaste com cesto aéreo precisou ser usado para fixar a estrela de Natal no topo da estrutura. Além da árvore de Natal, um túnel metálico iluminado com efeito “snow fall”, recebia os  acertos finais.

O prefeito Mario Botion esteve no local para acompanhar as atividades. “O Natal é um momento de alegria, de comemorar o nascimento de Jesus, o que desperta o sentimento de solidariedade nas pessoas”, comentou. O prefeito também agradeceu a parceria com a Acil para iluminação das árvores da praça e falou sobre a programação voltada aos munícipes. “Teremos diversas atividades ao longo do mês, com apresentações musicais de qualidade”, frisou.

Iniciada dia 16, a iluminação do coreto e das árvores da Toledo Barros já estão prontas. Ao todo, 115 árvores foram decoradas com mangueiras de led pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Outros elementos natalinos também estão concluídos, como o presépio e a casinha onde o Papai Noel receberá as crianças. Neste ano, a gruta será reservada para uma exposição do Museu Major José Levy Sobrinho relacionada ao tema, com painéis que retratam as tradições natalinas e trabalhos de alunos da Emeief Profª Aracy Nogueira Guimarães, sobre os símbolos natalinos.

ÁRVORE DE NATAL

A montagem da árvore de Natal chamou a atenção de quem circulava pela Toledo Barros nesta manhã. Entre elas, uma pernambucana de 58 anos, que carrega no nome as figuras centrais do Natal. Maria José da Silva Jesus veio para Limeira ainda criança, aos 8 anos de idade. Ela disse que a decoração da praça tornou-se tradição na cidade e que costumava levar os filhos, na época em que eram pequenos, para visitar o local. “É uma boa opção de passeio, de lazer para as famílias”. De infância pobre, Maria José diz não ter boas lembranças do Natal, mas afirmou que sempre gostou de ver a cidade decorada para a festividade.

A inauguração da programação natalina está marcada para quinta-feira (1º de dezembro), quando as luzes da praça serão acesas. O evento começa às 19h, com uma carreata do Papai Noel que sairá do Parque Cidade, seguindo em direção à Toledo Barros. Após a chegada do Papai Noel, haverá apresentação da Corporação Musical Arthur Giambelli e do cortejo natalino Trupe Ventania.