EMCEA
Exposições finalizam ano letivo dos cursos de artes plásticas; inauguração acontece nesta quarta-feira
29/11/2022 | 14h17

São inauguradas nesta quarta-feira (30), às 19h30, as exposições com trabalhos dos alunos dos cursos de artes plásticas, oferecidos na Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea), sob coordenação dos professores Gilio Mialichi e Lea Moraes. O centro cultural pertence à Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
O evento reúne três mostras: Ensaios Cromáticos 10 e 3º Emcea Convida, com trabalhos desenvolvidos pelos alunos do professor Mialichi, e Enunciados Poéticos 3, com alunos da professora Lea.
Ensaios Cromáticos traz resultados dos primeiro, segundo, terceiro e quarto anos do curso e contam com a técnica do óleo e acrílica sobre tela e algumas variações, partindo da observação de imagens e da adaptação com alterações na cor, composição, acrescentando ou retirando elementos, até a criação, associando experimentações e autoconhecimento. Já o 3º Emcea Convida traz o trabalho desenvolvido por uma ex-aluna da instituição. “Neste ano, os alunos apresentam como finalização uma grande exposição com trabalhos primorosos. Paisagens, personagens, animais e experimentações são alguns dos assuntos expostos. Também temos novidade com a animação em GIF de uma das pinturas”, disse Mialichi.
Já a exposição Enunciados Poéticos apresenta trabalhos dos alunos do curso de Artes Plásticas – Desenho, Pintura e História da Arte. Nesta edição, a mostra traz as produções dos alunos em que o enunciado “ O Céu que nos Protege...”  foi tema e assunto para as criações, evocando a presença do olhar que transcreve o mundo ao  perceber a paisagem, seja no contexto humano, artístico, afetivo ou estético. “O ano de 2022 foi marcado pela retomada plena das atividades na Emcea. Apresentamos nesta exposição aspectos da formação em artes, tendo em vista a aplicação de técnicas e conceitos relacionados as artes visuais (desenho, pintura, história da arte), em que cada aluno pode expressar sua criatividade a partir de temas propostos, tais como 'A Noite Estrelada', de Vincent Van Gogh, o enunciado 'O Céu que nos Protege', e a produção de obras plásticas dentro das discussões em História da Arte. Temos um panorama deste ano tão rico em encontros e experiências construídas que firmam a arte e o conhecimento como dispositivos essenciais para a emancipação e sensibilização do indivíduo. Propósito latente no compromisso entre arte e vida!”, finalizou Lea.
Para o secretário de Cultura, José Farid Zaine, as exposições lideradas pelos professores Mialichi e Lea são sempre aguardadas com muito carinho pela população, "pois ambos os profissionais, além de serem queridos pelo público atendido pela Emcea, também são artistas muito influentes nas artes visuais".
As exposições recebem visitações gratuitas até 16 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Espaço Expositivo Profª Maria Eloisa Gonçalves de Oliveira Rossi, localizado no mesmo prédio que a Emcea e o Museu Major José Levy Sobrinho ficam, mas com entrada pela Rua Treze de Maio, 102.