Notícias
ORIGENS
Feira à comunidade valoriza contribuições culturais  
25/11/2022 | 14h42
Feira à comunidade valoriza contribuições culturais  

O pátio da Emeief Prof.ª Maria Aparecida De Luca Moore, escola ligada à Secretaria de Educação, estava, na manhã de hoje (25), embalado pelos batuques da fanfarra do Instituto Tatu Bola, de Rio Claro. Era o início da I Feira Cultural Origens. Participavam da atividade, alunos da educação infantil até o 5º ano, acompanhados de seus pais ou responsáveis. 

A iniciativa, que segue até amanhã (26), encerra as oficinas do projeto de escola em tempo integral da unidade. A feira, que tem como tema “Culturas Africanas e Indígenas”, é resultado de um processo de criação coletiva que trespassou do corpo docente aos demais colaboradores, envolvendo estudantes e a comunidade local, com um único objetivo: resgatar e reconhecer as contribuições e a relevância dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas na constituição do povo brasileiro. 

Juliana Souza, que participou desde o começo do Projeto Origens, que resultou na feira, realizou a abertura do evento. “A Feira Cultural é fruto de uma forte parceria com a comunidade, com artistas e com a nossa própria equipe de trabalho. Pesquisamos e construímos o conhecimento juntos, promovendo aos estudantes o contato com esses povos e suas contribuições. O intuito é combater a discriminação racial, promovendo a inclusão e também a cidadania” disse.

Um dos estandes que mais despertou a curiosidade dos presentes foi o de turbantes. Miriam Gomes, de 8 anos, que aguardava ansiosa sua vez de experimentar o acessório, estava feliz com a manhã diferente na escola. “Gostei das cores e da música”.

Outro ponto que fez sucesso entre os estudantes foi o de pintura facial. Lorena Machado, de 6 anos, que estava com a mãe Maria, também adorou a experiência. Para a mãe, a atividade proporciona contribuições importantes no processo de formação. “É uma proposta interessante e de extrema pertinência”, comentou. Quem, da mesma forma, destacou o significado da realização foi Aline Silva. “Conhecer essas culturas resgata a nossa própria história”. 

SERVIÇO

A I Feira Cultural segue até amanhã (26), das 9h às 15h, com a exposição de trabalhos, apresentações artísticas e rodas de conversa. A partir das 10h, o grupo de maracatu com Mestre Hugo e Filhos da Nação Leão da Campina, animará os presentes. 

A Nação Leão da Campina, fundada pelos integrantes do Centro Leão do Norte de Cultura Popular, da cidade de Recife, situada na comunidade dos Coelhos, desfila há mais de 10 anos, sendo considerada uma das maiores nações de Maracatu de Pernambuco. As nações de Maracatu são os grupos tradicionais, muitas vezes seculares e na maioria dos casos ligados a religião de matriz africana e/ou ameríndia.

Aberta a toda a comunidade, a visitação de grupos deve ser agendada diretamente na unidade escolar ou através dos telefones (19) 3451-2625, (19) 98402-8780.

Notícias recomendadas para você