Notícias
SAÚDE
Peca inicia atendimentos para 800 pacientes
26/01/2017 | 18h12
Peca inicia atendimentos para 800 pacientes

Começou nesta quinta-feira, 26, o trabalho da Comissão do Programa Expedições Científicas e Assistenciais (Peca), da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Limeira. O programa prevê o atendimento gratuito de aproximadamente 800 pacientes em diversas especialidades médicas. A ação, realizada na Emeief Major José Levy Sobrinho, vai até a próxima terça-feira.

 

O orientador do Peca e chefe do Departamento de Ciências Médicas da faculdade, Paulo Carrara de Castro, avaliou positivamente o primeiro dia de atividade, apesar da forte chuva que atingiu a cidade. Ele disse que projetos dessa natureza são singulares para a vida do estudante. “O programa está funcionando dentro do previsto, pois nossa ideia é que os alunos tenham contato com outra realidade”, ressaltou.

 

Juliana Queiroz, 25, aluna do 3º ano de medicina, também aprovou a iniciativa. “O Peca permite uma aproximação com a população. Nós deixamos de lado os livros para ter contato com uma experiência que é real. É uma oportunidade para conhecer a pessoa que existe por trás da doença e entender o processo de adoecimento”, disse.

 

O atendimento médico dentro da escola foi dividido em várias etapas. O primeiro passo é a triagem, realizada por alunos do 1º e 2º anos. Conforme Carrara, o estudante que recebe o paciente irá acompanhá-lo durante todo o processo como forma de garantir a qualidade do serviço. Na sequência, há anamnese, sob responsabilidade dos alunos do 3º e 4º anos, e exame físico, comandado por alunos do 5º e 6º anos. Terminado esse processo, médicos residentes e professores discutem o caso, e se necessário, o paciente é encaminhado a um especialista.

 

A estrutura montada dentro da escola abriga oito especialidades, são elas: urologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, neurologia, neuropediatria, ortopedia, fisiatria e psiquiatria. Para Priscila de Oliveira, 26, mãe de um menino de 2 anos, atendido por um neurologista e encaminhado a um otorrinolaringologista, o programa foi muito bem-vindo. “Aguardava uma consulta há três meses, fiquei surpresa quando me ligaram. O atendimento aqui é muito bom”, afirmou.

 

A Secretaria de Saúde reforça que os atendimentos do Peca são destinados somente aos pacientes que estão aguardando consultas de especialidades, que já foram encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde.

 

O secretário de Educação André Luiz de Francesco visitou a escola Major Levy nesta quinta-feira e ressaltou a importância da parceria entre as várias secretarias para beneficiar a população. A pasta que ele coordena cedeu duas unidades para o andamento dos trabalhos, a Major Levy (sede dos atendimentos) e Emeief Profª Maria Appª de Luca Moore (hospedagem).

 

ABERTURA

A solenidade de abertura do Peca ocorreu na noite de quarta-feira (25), no Teatro Nair Bello. Durante o evento, o prefeito Mario Botion agradeceu aos responsáveis pela presença do projeto - que chega a sua 13ª edição - em Limeira e também de toda equipe envolvida, como os corpos de docentes e discentes. "Vocês estão fazendo o bem para a população de Limeira, que agradece imensamente", declarou.
O médico ortopedista e coordenador dos cursos de graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), Osmar Camargo, destacou a parceria com a prefeitura para realização do projeto. "É fundamental a presença dos alunos em projetos desse tipo, isso como forma de desenvolver a arte médica e o contato com pacientes", declarou.

O secretário de Saúde, Luiz Ricardo Bastos, lembrou que é importante que os estudantes utilizem dessa experiência e tenham contato mais próximo do paciente. “É a humanização, compreender o idioma do paciente”.

Notícias recomendadas para você