INVESTIMENTO
Escolas da rede recebem 1.870 notebooks e ampliam acesso à tecnologia; investimento no setor ultrapassa R$ 26 milhões
23/11/2022 | 17h26

O prefeito Mario Botion entregou oficialmente 1.870 notebooks para 82 escolas da rede municipal de ensino de Limeira. Os equipamentos serão usados pelos alunos, professores e pelo setor administrativo das unidades. O investimento é de R$ 10,5 milhões. A entrega ocorreu na tarde desta quarta-feira (23), na sede da Secretaria de Educação, durante reunião com diretores das escolas. Prestigiaram o evento, o responsável pela pasta, André De Francesco, o presidente da Câmara Municipal, Lemão da Jeová Rafá, e os vereadores Terezinha da Santa Casa, Mariana Calsa, Lu Bogo, Betinho Neves, Elias Barbosa e Adir de Almeida.

O chefe do Executivo destacou a importância da tecnologia como ferramenta facilitadora do aprendizado. “Os alunos terão mais oportunidade para aquisição do conhecimento e desenvolvimento de habilidades, como o raciocínio lógico”, frisou. Botion falou, ainda, dos próximos passos para acelerar a qualidade da Educação, entre eles, a criação de salas maker, a compra de kits para aulas de robótica e a contratação de uma rede de fibra ótica dedicada, que permitirá maior velocidade de conexão à internet.

O secretário de Educação, por sua vez, agradeceu os investimentos do governo Mario Botion no setor, que só neste ano já ultrapassam R$ 26 milhões, em equipamentos e artigos didáticos. Além dos notebooks, a administração municipal empregou R$ 10 milhões em computadores, R$ 4,2 milhões em brinquedos, kits pedagógicos e itens esportivos, e ainda, R$ 1,7 milhão em 55 mil livros de literatura. “Estamos saindo de um período difícil, de contenção de recursos em razão da pandemia, no entanto, com planejamento é possível executar entregas importantes”, ressaltou Francesco.

Como presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, Elias Barbosa comentou sobre a “alegria” de presenciar mais essa ação da prefeitura. O vereador lembrou que Limeira integra um dos seis polos tecnológicos do estado de São Paulo, e que a iniciativa propicia um futuro ainda mais promissor às crianças atendidas pelo município. “Com os investimentos em tecnologia, estamos caminhando para o rumo certo”, afirmou o vereador.

Presente ao evento, a diretora da Emeief Dr. José Carvalho Ferreira, no Jd. Ipiranga, Viviane Candiotto, relatou que a unidade ganhou este ano 20 computadores. Os equipamentos permitiram a renovação do laboratório de informática e são usados pelos alunos três vezes por semana, seguindo uma escala de revezamento. A escola atende 350 alunos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. “Eles fazem pesquisas e aprendem a utilizar as ferramentas dos programas”, disse. Os sete notebooks que a escola irá receber, segundo a diretora, serão divididos entre a área administrativa e os docentes. “O notebook é um equipamento prático, pode ser levado para qualquer lugar e facilitará o trabalho dos professores na preparação das aulas", frisou.