Notícias
SAÚDE
UBSs Abílio Pedro e Cecap abrem até mais tarde para coleta de Papanicolau
11/11/2022 | 15h36
UBSs Abílio Pedro e Cecap abrem até mais tarde para coleta de Papanicolau

A Secretaria de Saúde de Limeira divulgou hoje (11) as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que irão funcionar em horário estendido na próxima semana, para a coleta do Papanicolau. A UBS do Jd. Abílio Pedro (Rua Agostinho Gianotto, s/nº) ficará aberta na quarta-feira (16), das 17h às 20h, e a UBS Cecap (Av. Fausto Esteves dos Santos, s/nº) terá o atendimento na quinta-feira (17), no mesmo horário. O exame detecta lesões que permitem o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, sendo que o público-alvo da iniciativa são mulheres de 25 a 64 anos.

Como se trata de uma “ação de saúde”, não haverá necessidade de apresentar o pedido médico. Basta que as mulheres da faixa etária procurem as unidades, com RG, CPF e Cartão SUS. A Secretaria de Saúde ressalta que o atendimento nos dias estendidos será voltado exclusivamente à coleta do Papanicolau.

RECOMENDAÇÕES

A mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame. Deve, ainda, evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que a mulher não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas podem fazer o Papanicolau, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Notícias recomendadas para você