CÂNCER DE PRÓSTATA
Prefeito e secretários participam de campanha de prevenção
11/11/2022 | 14h52
Prefeito e secretários participam de campanha de prevenção

O prefeito Mario Botion e 12 secretários municipais realizaram nesta sexta-feira (11), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jd. Campo Belo, uma coleta de sangue do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico). O procedimento é capaz de diagnosticar o câncer de próstata em estágio inicial. A ação integra a campanha Novembro Azul, que visa conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção à doença. A UBS Campo Belo integra a rede de Atenção Básica à Saúde, da Prefeitura de Limeira.

Botion destacou a importância do trabalho de prevenção. “Agora em novembro, homens de  50 anos ou mais podem fazer o exame de PSA de maneira facilitada, sem necessidade do pedido médico. Porém, durante todo o ano as UBSs estão à disposição para atender esse público”, frisou. “É um exame bem simples, porém com impacto significativo na preservação da saúde”, observou Botion.

Vitor Santos, que também coletou o exame, alertou sobre a alta incidência da doença. “O câncer de próstata é o mais comum entre os homens”, disse, sem levar em conta o câncer de pele não melanoma. Foram 65.840 novos casos em 2020, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Se o resultado do exame der alterado, o secretário de Saúde esclareceu que o paciente será chamado para uma nova avaliação com urologista. “A ideia é atuar de forma precoce, quando as chances de cura podem ser de 100%”, comentou. Vitor Santos observou, ainda, que esse tipo de câncer apresenta evolução silenciosa, com poucas manifestações clínicas. “Quando os sintomas começam a aparecer, como a retenção urinária, geralmente a doença já está em estágio mais avançado”, acrescentou.

Também presente à UBS, o secretário interino de Obras e Serviços Públicos, Tikara Okawada, salientou que a iniciativa é um bom exemplo aos munícipes. “Recomendo que todos os homens dessa faixa etária façam o exame”, enfatizou.

CAMPANHA

O Novembro Azul é uma campanha executada pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc), Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Santa Casa de Limeira e Fundo Social.

O público alvo são homens de 50 anos ou mais. Pacientes de 45 a 50 anos também podem fazer o exame, caso tenham algum parente de primeiro grau com histórico de câncer de próstata. Para a coleta, basta comparecer em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou no Laboratório Municipal (Rua João Machado Gomes Júnior, 54 - Vila Cláudia), de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h. No local, é necessário apresentar documento de identificação com foto e Cartão SUS. Além disso, o interessado deverá seguir rigorosamente o preparo indicado pela Secretaria de Saúde:

- Não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame;

- Não manter relações sexuais dois dias antes da coleta;

- Caso o paciente tenha realizado exame médico de toque retal ou sondagem uretral, colher o exame de sangue somente após quatro dias.

- Após colonoscopia, esperar no mínimo 15 dias;

- Após biópsia de próstata com ou sem ultrassom, aguardar 30 dias;