Limeira mobiliza servidores para dois megamutirões contra dengue
02/03/2020 | 17h26
Limeira mobiliza servidores para dois megamutirões contra dengue

A Prefeitura de Limeira prepara dois megamutirões de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O primeiro foi marcado para o dia 14 (sábado) e terá a participação de aproximadamente 3 mil servidores de diversas secretarias municipais e do Ceprosom. No dia 21 (também um sábado), será a vez de 3.500 servidores da Secretaria de Educação desenvolverem trabalhos preventivos. Na ocasião, os funcionários da pasta envolverão os alunos nas atividades. Ambos os mutirões irão ocorrer das 7h30 às 12h. A determinação para a medida foi do prefeito Mario Botion, em mais uma ação diante do aumento do número de casos da doença.

A organização dos mutirões foi discutida nesta segunda-feira (2), em reunião na sede da Secretaria de Saúde, que contou com a presença do diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, da chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, do diretor de Gestão de Pessoas, Michel Azevedo Araujo, da assessora executiva da Secretaria de Educação, Maura Mazzei, e da diretora de Jornalismo, Kelly Camargo.

A participação dos servidores nos mutirões vinha sendo articulada por Botion desde o início do ano, como forma de compensação dos pontos facultativos de 2020. Em reunião da Mesa de Negociação, no mês passado, a prefeitura apresentou aos três sindicatos dos servidores (Sindsel, Apeoesp e Sindeguarda) uma proposta para compensação de todas as horas não trabalhadas em um único dia, por meio de uma ação comunitária – no caso, os mutirões. A iniciativa foi aceita pelas entidades e os termos da reposição foram estabelecidos pela Portaria 307, publicada no Jornal Oficial de 19 de fevereiro.

Ferrari destacou que medida semelhante foi adotada em março do ano passado e apresentou resultados positivos, com o envolvimento de 1.200 servidores e inúmeros colaboradores. “Para este ano, nosso objetivo é colocar nas ruas mais de 6 mil servidores, nas duas datas, para orientar moradores e eliminar potenciais criadouros do mosquito. Todos nós temos a responsabilidade de atuar no enfrentamento da dengue e o engajamento dos funcionários municipais é muito importante”, frisou. Conforme levantamento divulgado na última sexta, Limeira tem 227 casos confirmados da doença e outros 475 aguardam resultado de exame laboratorial.