OUTUBRO ROSA
Campanha de prevenção ao câncer de mama contabiliza 1.466 exames
01/11/2022 | 17h16
Campanha de prevenção ao câncer de mama contabiliza 1.466 exames

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou nesta terça-feira (1º) o balanço das ações do Outubro Rosa - campanha de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Durante o período, a pasta agendou 2.658 exames de mamografia para os meses de outubro e novembro. Até o momento, 1.466 já foram realizados e 172 mulheres faltaram ao procedimento. A iniciativa é resultado de uma parceria com Fundo Social, Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc), Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e Santa Casa de Limeira, e apoio da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil).

No dia 20, a campanha promoveu, na Policlínica, uma ação de saúde inclusiva para mulheres com algum tipo de deficiência. Na ocasião, uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) ficou à disposição no local para receber e auxiliar mulheres surdas durante a mamografia. Ao todo, oito mulheres foram atendidas na data. A medida integrou a “Semana Municipal Outubro Rosa para Mulheres com Deficiência”, prevista na Lei 6.186, sancionada pelo prefeito Mario Botion em 2019, a partir de propositura da então vereadora e atual vice-prefeita, Erika Tank.

Para reforçar a importância da prevenção, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizaram uma série de ações educativas. As unidades Cecap, Cidade Jardim e Ernesto Kühl 2, por exemplo, organizaram palestras sobre o tema nas salas de espera. A UBS Graminha ofereceu plantão de dúvidas com a equipe de enfermagem e a assistente social, além de uma palestra na Igreja Nossa Senhora do Carmo. Um café da manhã com roda de conversa e sessão de alongamento foram as opções escolhidas pela UBS Nova Suíça para marcar a campanha. Já a UBS Boa Esperança, em parceria com o Nasf e o Dispensário Santa Isabel, apostaram em atividades para a terceira idade.

A prevenção ao câncer de mama também foi trabalhada nas UBSs Lagoa Nova, Abílio Pedro, Dores 1, Dores 2, Belinha Ometto 1, 2 e 3, Santo André, Nossa Senhora do Amparo, Novo Horizonte, Pinhal, Odécio Degan e Nova Limeira, além do Consultório de Rua, Nasf Aeroporto e Núcleo de Capacitação e Humanização da Secretaria de Saúde.