SEMANA DO JUDÔ
Festival e Jogos Escolares têm a participação de 400 atletas
22/10/2022 | 17h11
Festival e Jogos Escolares têm a participação de 400 atletas

A Semana do Judô teve início neste sábado (22), no Ginásio Fortunato Lucato Neto (Vô Lucato), com o Festival Municipal e as competições dessa modalidade nos Jogos Escolares. A cerimônia de abertura foi conduzida pelo prefeito Mario Botion. “É uma grande confraternização deste esporte maravilhoso que é o judô. Temos nestas competições 400 atletas, vários participantes são alunos atendidos por meio do Chamamento Público. Também destacamos a presença de ícones do esporte, como Ademir Machado, Tarcílio Bosco, entre outros atletas do nosso município”, ressaltou o prefeito.

As atividades são realizadas pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Apajul (Associação de Pais e Amigos do Judô Limeirense). “É uma alegria ver tantas crianças e jovens se dedicando ao judô. Parabéns, também, a todos os professores pelo empenho”, disse a vice-prefeita Erika Tank.

A Semana do Judô faz parte do Calendário Oficial do Município desde 2019, por meio da Lei 6.180. A legislação foi sancionada pelo prefeito Mario Botion a partir da propositura do então vereador Mir do Lanche. “Até quinta-feira (27) teremos diversas ações com o objetivo de promover e valorizar esta modalidade”, explicou o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon.

Atletas de 4 a 17 anos participaram das atividades neste sábado. “Eu adoro lutar”, comentou Heloisa de Oliveira, de 5 anos. “O judô faz parte da história da minha família, meu avô é Sensei (palavra em japonês usada como um título honroso para tratar um professor ou um mestre) e meu pai também”, explicou Leônidas Rios Machado, neto de Ademir Machado, que disputou a modalidade nos Jogos Escolares, na categoria Sub 17.

EMOÇÃO

Emocionada, a campeã Paulista Master 2022, Valéria de Sousa, falou sobre o esporte. “O judô é tudo na minha vida”, afirmou. Diretor de Esporte e Lazer de Limeira, Émerson Ricardo Sérgio, comemorou na última quarta-feira (19) 32 anos como Faixa Preta. “É uma grande satisfação fazer parte deste trabalho que traz disciplina para as crianças, incentiva o esporte, além de colaborar para a formação de cidadãos”, salientou.

As autoridades também participaram da abertura de uma exposição de fotos que mostra a história do judô em Limeira. Também estiveram presentes a vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Lu Bogo, o presidente da Apajul, Renato Rienda, ex-atletas, professores e familiares dos alunos.