ZOONOSES
Reciclados abandonados em calçada desencadeiam limpeza compulsória no Santina
21/10/2022 | 15h21
Reciclados abandonados em calçada desencadeiam limpeza compulsória no Santina

A Prefeitura de Limeira, por meio da Divisão de Vigilância de Zoonoses e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizou ontem (20) mais uma ação de limpeza compulsória em um imóvel no bairro Santina, que abrigava grande quantidade de material inservível, ocupando inclusive a calçada e uma parte da rua. Em razão das chuvas dos últimos dias, embalagens, garrafas e outros recipientes deixados a céu aberto transformaram-se em criadouros. Agentes das Divisão de Vigilância de Zoonoses identificaram, nesses objetos, larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O local era habitado por uma família de quatro pessoas, uma delas, uma criança de apenas dois anos. Segundo a gerente da Divisão, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, o imóvel não oferecia condições adequadas de moradia. Por esse motivo, o serviço de Proteção Social do Ceprosom foi chamado. A criança e a mãe, grávida de sete meses, foram abrigadas pelo Ceprosom. Os outros dois adultos, o pai e a avó da menina, ficaram na casa de parentes.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos usou uma pá-carregadeira para remover todo o volume de inservíveis, entulho, roupas velhas, entre outros. O imóvel fica perto da Emeief Profª Maria Madalena Vasconcellos da Silva e vinha causando transtornos à comunidade escolar e aos vizinhos.

BEM-ESTAR ANIMAL

Ainda no local, os agentes de zoonoses deparam-se com outra situação que necessitou de intervenção, dessa vez, por parte da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. Em uma mala abandonada, eles encontraram uma gata com seis filhotes recém-nascidos. Acionado, o Departamento de Bem-Estar Animal recolheu os animais, que receberam os cuidados necessários e em breve serão disponibilizadas para adoção responsável.