JOGOS ESCOLARES
Concentração e raciocínio lógico marcam competições de damas
17/10/2022 | 13h35
Concentração e raciocínio lógico marcam competições de damas

Concentração e raciocínio lógico não faltaram na manhã de hoje (17) durante as competições de damas dos Jogos Escolares 2022. As partidas envolveram alunos da categoria Sub-11, masculino e feminino, e aconteceram no salão social do Nosso Clube. Nesta tarde, disputam os estudantes nas categorias Sub-13 e, amanhã (18), os das categorias Sub-15 e 17. Ao todo, cerca de 550 alunos estão inscritos na modalidade.

Há 9 anos professor de educação física da Emeief Prof. José Roberto Braz, Felipe Nunes falou da importância dos jogos para os alunos. “Eles aprendem a lidar com as questões das frustrações, da importância de respeitar o adversário e as regras. Ter esse contato com as escolas é enriquecedor”, citou. Segundo ele, a modalidade é contemplada no currículo municipal de educação física e faz parte dos jogos de raciocínio da disciplina.

Para a professora da Einstein, Márcia Viana Paes, os Jogos Escolares mostram como está o desenvolvimento dos alunos. “Os jogos trouxeram uma avaliação de desempenho deles dentro da escola. E essa interação, o momento com outras escolas, é muito bacana, pois ajuda a criar vínculos de amizades. É gratificante”, descreveu. Márcia é professora há 30 anos e já participou de todas as edições dos Jogos Escolares.

O aluno da Einstein, Breno Souza Miranda, de 11 anos, participou pela primeira vez dos Jogos Escolares. Ele se mudou para Limeira recentemente – antes, morava em Aracruz (ES) – e afirmou que, por lá, não havia esse tipo de competição. “Eu achei muito legal, é uma forma de fazer novos amigos. Conheço colegas de outras escolas e isso tem sido legal”, afirmou Breno.

No caso de Karine Possidoni da Silva, 10 anos, e Alice Valin Guinter, 9, alunas da Emeief Prof. José Roberto Braz, o objetivo durante as partidas de damas era um só: vencer. “Eu nunca tinha participado e está sendo muito legal”, resumiu Karine. “Está sendo divertido ficar com meus colegas e ganhar. É bom conhecer alunos de outras escolas e fazer amigos”, completou Alice.

Todos os boletins informativos dos Jogos Escolares de Limeira, com os resultados e a programação, podem ser consultados no link: bit.ly/regjogosescolares. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.