Prefeitura de Limeira realiza abordagem a pessoas em situação de rua
27/09/2022 | 17h21
Prefeitura de Limeira realiza abordagem a pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Limeira, por meio do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Guarda Civil Municipal (GCM) e Defesa Civil, com apoio da Polícia Militar, realizou hoje (27) abordagens sociais a pessoas em situação de rua. Segundo o comandante da GCM, André Hailer, foram abordadas cinco pessoas nas proximidades da estação ferroviária pela manhã.

O local tinha roupas, colchões e restos de alimentos – os materiais inservíveis foram recolhidos por equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Ainda de acordo com as informações da GCM, duas pessoas abordadas, entre elas um adolescente, portavam porções de crack e dinheiro que seria proveniente do tráfico de drogas. Eles foram encaminhados ao plantão policial.

As pessoas abordadas pelas equipes são encaminhadas para o Centro de Acolhida, que fica na Rua Capitão Bernardes. O centro é destinado para pernoite, higiene pessoal e alimentação. A Casa de Convivência, no Recanto Alvorada, é um espaço voltado às pessoas que aceitam sair das ruas e precisam de um local para morar. Já no Centro Pop, no Jardim Ibirapuera, que funciona durante o dia, o usuário pode lavar suas roupas, fazer a higiene pessoal, passar por atendimentos em diferentes áreas e se alimentar.

Os moradores em situação de rua chegam aos serviços de acolhimento por meio da procura espontânea ou pelas abordagens sociais que podem ser acionadas pelos telefones 3446-8333 (Centro de Acolhida), 199 (Defesa Civil), ou 153 (Guarda Civil Municipal).