Notícias
EDUCAÇÃO
Projeto inédito EJA Profissionalizante tem aula inaugural
21/09/2022 | 18h19
Projeto inédito EJA Profissionalizante tem aula inaugural

O prefeito Mario Botion participou na noite de segunda-feira (19) da aula inaugural do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante, na escola Maria Aparecida Luca Moore, no Jardim Aeroporto. 

A primeira turma da EJA Profissionalizante é do curso de Confeitaria (fabricação de produtos). A sala reúne 18 estudantes com idades de 18 a 67 anos. O novo projeto ocorre em paralelo às aulas normais da EJA. 

O projeto EJA Profissionalizante é resultado de uma parceria que envolve as Secretarias de Educação e Desenvolvimento, Turismo e Inovação, o Ceprosom, o Senai e o Sebrae. O Senac também deverá se integrar ao projeto. 

A proposta da Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias e dos parceiros envolvidos, é expandir o projeto para outras escolas municipais que atendem a EJA. 

No Lucca Moore, são cinco salas (incluindo duas delas que funcionam no centro comunitário do Jardim Ernesto Kühl). Também abrigam salas da EJA, as escolas Mario Covas (Belinha Ometto), Laércio Corte (Vista Alegre) e Limeira (Parque Cidade). Atualmente, 250 alunos frequentam aulas da Educação de Jovens e Adultos.

 

PROJETO 

Secretário de Educação, André De Francesco, afirmou que o novo projeto reflete uma mudança de visão nesse tipo de ensino. "O ensino profissionalizante pode impactar em uma mudança na vida dos estudantes", relata. 

Mario Botion enalteceu o novo projeto. "Quanto maior for o número de pessoas com formação, a sociedade só tem a ganhar", enfatizou. Ele destacou a presença de duas secretarias, uma autarquia e de parceiros na aula inaugural. 

Estiveram presentes na aula inaugural, o secretário Tito Almirall (Desenvolvimento, Turismo e Inovação), a presidente do Ceprosom, Aucélia Damasceno, o diretor e a assessora especial de Gestão Pública da pasta de Desenvolvimento, respectivamente, Estevão Nogueira e Vanessa Buzolin Redondano , a diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Adriana Dibbern Capicotto, o coordenador da EJA, Lucas do Amaral Evangelista,  a vice-diretora da Luca Moore, Alessadra Pascotto, o coordenador de relacionamento com a indústria do Senai, Edvaldo Antonio de Oliveira e Alexandre Berto, do Sebrae.

 

OPORTUNIDADE

Alunos presentes na aula inaugural demonstram entusiamo com o novo projeto profissionalizante. É o caso de Neusa Maria Tossin, de 67 anos. Ela frequenta a sala da EJA há quatro anos. "É uma ótima oportunidade, duas filhas já são confeiteiras. Posso depois do curso entrar nesse mercado", observou. 

José Roberto do Nascimento,de 46 anos, também pensa em desenvolver algum trabalho após o curso. "É mais uma ótima oportunidade que teremos", destacou. Fernando Santos de Souza, de 33 anos, também aprovou a proposta do curso. "É uma forma de se ampliar a qualificação de mão de obra", diz. 

 

Notícias recomendadas para você