Cerimônia no Vô Lucato marca abertura dos Jogos Adaptados
21/09/2022 | 17h29
Cerimônia no Vô Lucato marca abertura dos Jogos Adaptados

Os Jogos Municipais Adaptados 2022 foram abertos na manhã desta quarta-feira (21) em uma cerimônia no Ginásio de Esportes Fortunato Lucato Neto (Vô Lucato), em Limeira. A solenidade contou com a presença do prefeito Mario Botion, da vice, Erika Tank, do presidente da Câmara Municipal, Lemão da Jeová Rafá, do secretário de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon, do chefe do Setor de Garantias de Direitos das Pessoas com Deficiência, Douglas Aparecido Antonio, e do secretário de Esportes e Turismo de Rio Claro, Yves Raphael Carbinatti Ribeiro.

“É uma satisfação participar de mais uma abertura dos Jogos Adaptados, parabenizo todas as entidades presentes e a dedicação dos familiares e dos atletas”, afirmou Botion. “O mais importante é a confraternização, espero que vocês se divirtam”, completou o chefe do Executivo. Erika Tank, por sua vez, destacou o sucesso dos Jogos Adaptados, lançados em 2017, na primeira gestão do governo Botion. “Estamos aqui para ver vocês brilharem”, disse aos atletas. A vice-prefeita também elogiou os servidores da Secretaria de Esporte que atuaram na organização da iniciativa.

A cerimônia contou com desfile de 15, das 16 delegações inscritas. Os atletas do Ceief Rafael Affonso Leite foram os primeiros a entrar no ginásio, que estava lotado de familiares, amigos, estudantes e profissionais ligados ao esporte. Na sequência, a banda da Apae, sob a regência do maestro Edi Carlos Rodrigues da Silva, executou o Hino Nacional e o Hino de Limeira. Nas arquibancadas, Ademir Denardi, de 70 anos, acompanhava atentamente o neto, Enrico, que participará dos jogos pelo Proesa. Ademir contou que Enrico evoluiu muito desde que iniciou as atividades do Proesa, há sete anos. O neto conquistou duas medalhas nos Jogos Estaduais das Olimpíadas Especiais Brasil, competição realizada no último fim de semana, em Guaratinguetá. “Ele se desenvolveu muito, física e intelectualmente, e também se identifica muito com o esporte”, disse.

Um dos momentos mais emocionantes foi a entrada da “Chama dos Jogos”, simbolizando o espírito esportivo. A tocha foi conduzida pelos atletas: Beatriz Sallab Vaz, da Associação Amigos Especiais de Limeira (AEL), Alec de Oliveira Silva, da Associação Limeirense de Autismo Mundo Melhor, Isabele Coradel de Freitas, da Intensiva Centro Transdisciplinar de Estudos, e de Erika Raiza Coimbra, do Programa de Esportes Adaptados da prefeitura (Proesa). Todos foram acompanhados por um dos principais nomes do esporte limeirense, José Carlos da Silva, o Fumaça.

Neste ano, a abertura dos Jogos Adaptados coincide com o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Aparecido Antonio esclareceu que a data foi instituída pela Lei nº 11.133/2005, entretanto, observou que ela já era comemorada desde 1982. Outro aspecto abordado por ele foi o grande número de inscritos nesta sexta edição. “São 230 atletas”, enfatizou.

Apresentações artísticas do grupo Down Dance e de alunos da Ainda e do Proesa animaram a cerimônia. As atletas Erika Raiza Coimbra e Luisa Zanetti Sampaio, ambas do Proesa, levaram ao público coreografias das Olimpíadas Especiais. Já os alunos do Ceief Rafael Affonso Leite fizeram uma apresentação de kata, enquanto jovens atendidos pelo Centro Educacional João Fischer Sobrinho, Vitor Rosendo, Jefferson Alves e Vitor Eduardo Gravena, que integram a banda “Da Garagem”, encantaram a todos com as músicas “O Anjo mais Velho” e “Tears of the Dragon”. Os músicos foram acompanhados pelo vocalista Igor Ferrante.

Também prestigiaram a cerimônia, os vereadores Lu Bogo e Betinho Neves, a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e coordenadora do João Fischer, Adriana Casimiro, a coordenadora da Casa dos Conselhos, Edilaine Schenk, entre outros.

Confira a programação dos Jogos Adaptados:

Quinta-feira (22), manhã, atletismo no Sesi;

Sexta-feira (23), manhã, tênis de mesa no Nosso Clube;

Segunda-feira (26), manhã, ciclismo no Parque Cidade;

Terça-feira (27), manhã, ginástica rítmica no Vô Lucato;

Quarta-feira (28), manhã, natação no Sesi;

Quinta-feira (29), manhã, futsal no Vô Lucato.