FAZENDA
Com contas de 2016 pagas, Limeira tem deficit de R$ 29,2 milhões
13/01/2017 | 19h08
Com contas de 2016 pagas, Limeira tem deficit de R$ 29,2 milhões

Em coletiva a imprensa no Edifício Prada, o secretário de Fazenda José Aparecido Vidotti apresentou a situação das contas do município. O evento ocorreu na tarde desta sexta-feira, 13. Após acertados todos os compromissos relativos a 2016 com fornecedores, consignações e servidores, Limeira apresenta um balanço com deficit financeiro de R$ 29,2 milhões, segundo divulgou Vidotti.

O saldo em caixa no dia 31 de dezembro era de R$ 71,5 milhões. As obrigações pendentes relativas a 2016 somaram R$ 92,5 milhões, considerando-se ainda R$5,9 milhoes de restos a pagar de exercícios anteriores e, R$2,4 milhões em consignações de servidores.

O secretário destacou que a previsão é que a prefeitura siga honrando todos os compromissos normalmente. “Será necessário usarmos de austeridade e de criatividade para  melhor utilização dos recursos e recuperaração da dívida ativa”, disse Vidotti. O secretário de Administração, Luiz Alberto Battistella, destacou que fará esforços para racionalizar sempre que possível.

A estimativa de arrecadação em janeiro é de R$ 47,7 milhões, apenas em recursos próprios, vindos principalmente do pagamento de impostos como IPVA, ISSQN e ICMS. Até junho, também entrarão recursos do IPTU. “Teremos uma concentração de arrecadação no primeiro semestre do ano, portanto até o início do segundo semestre teremos um olhar muito apurado para todas as despesas”, falou Vidotti. A arrecadação em 2016 foi 11% menor que o orçado, com uma frustração de R$ 97 milhões. O orçamento era de R$ 863 milhões e foram arrecadados R$ 764,5 milhões.

O secretário chefe de Gabinete, Edison Moreno Gil, e o secretário de Comunicação Social, Antonio Peres, também estiveram presentes no evento.