INAUGURAÇÃO
Limeira lança acervo virtual de documentos históricos
12/09/2022 | 16h57
Limeira lança acervo virtual de documentos históricos

Visando à facilidade de acesso aos documentos históricos de Limeira, foi inaugurado nesta segunda-feira (12) o Sistema Integrado de Acervos Limeirenses (Sial). Junto à exposição “Prada”, a medida abre a semana de celebrações dos 196 anos de Limeira. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, por meio das Secretarias de Cultura e Administração, Câmara Municipal e Centro de Memória Unicamp - CMU.

A ação tem como objetivo difundir os acervos permanentes do município e de instituições públicas e privadas, conforme previsto pela Lei Ordinária nº 6.613/2021, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão de Acervos Permanentes e Memória, de autoria do prefeito Mario Botion. “Estou muito satisfeito por estar no lançamento de algo novo e inusitado que cria a possibilidade da manutenção mais organizada e eficiente da nossa história, com a participação do Estado e da Unicamp”, ressaltou o prefeito.

A implementação permite acesso pleno e sem restrições ao acervo histórico-cultural público e privado das instituições de memória, de forma a valorizar a história de Limeira e região e promover o acesso da população. “A gente não imagina o quanto temos de história. É o momento de reconhecê-la, de onde viemos e o que fizemos no município de Limeira, através dos arquivos da Prefeitura, do Museu e da Câmara”, afirmou a vice-prefeita Erika Tank.

“Para nós, é um prazer e uma honra o lançamento desse projeto pioneiro, aqui na cidade de Limeira. Temos tido conquistas importantíssimas nessa área, reconhecidas pela região. Espero que daqui para frente possamos crescer mais ainda e ampliar esse trabalho", salientou o secretário de Cultura José Farid Zaine.

COMO FUNCIONA

O sistema tem o intuito de difundir os acervos, mantendo a identidade e autonomia de cada instituição integrada. Toda a gestão de aplicação da política de acervos permanentes e do Sial é feita pela Secretaria de Administração. O trabalho foi desenvolvido por uma comissão formada por Adelaine Cordeiro Ribeiro Féres (Arquivo Geral da Prefeitura de Limeira); Giane Boscolo (Memorial do Legislativo da Câmara de Limeira); Letícia França (Museu Major José Levy Sobrinho); e o Professor Dr. João Berto (Centro de Memória da Unicamp).

"A plataforma utilizada é Atom (Access to Memory), um software gratuito de código aberto de acesso à informação e de pesquisa, responsável pelo armazenamento de documentos e facilidade de acesso e agilidade de pesquisas. O Sial já conta com 679 itens cadastrados de três instituições: Prefeitura, Câmara e Museu", explicou Berto.

“O sistema vai unificar o acesso ao acervo permanente de três instituições que são guardiãs da memória de Limeira”, complementou Giane Boscolo, que na ocasião representou o presidente da Câmara de Limeira, Sidney Pascotto.

Estiveram presentes também no lançamento, o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Prof. Fernando Coelho; o Secretário de Urbanismo, Matias Razzo; a Assessora Executiva da Secretaria de Administração, Keila Gandara, que representou na cerimônia o secretário de Administração, Luiz Alberto Battistella; o Diretor do Centro de Memória Unicamp, André Paolilo; o Oficial Administrativo do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Rodrigo Benetão; e o Professor Jeison Lopes Pereira – Curador da Exposição Prada.

Acompanharam o evento também a secretária de Habitação, Marcela Siscão; a diretora de Memória e Centro de Ciências da Secretaria de Cultura, Adriana Pessatte Azzolino; e a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno.