CONSELHO DE SAÚDE
Atendimento de suporte nutricional no município chega a 6 mil pacientes
05/09/2022 | 10h58
Atendimento de suporte nutricional no município chega a 6 mil pacientes

O Conselho Municipal de Saúde realizou na semana passada mais uma reunião de trabalho, no Paço Municipal (Edifício Prada). O principal assunto da pauta foi o Programa de Suporte à Saúde da Prefeitura de Limeira, que atende aproximadamente 6 mil pacientes. O tema foi apresentado pela nutricionista e coordenadora do programa, Lilia Maria Alves Gomes. A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho, Alexandre Ferrari, e contou com a participação de diretores da Secretaria de Saúde, de conselheiros e do vereador Everton Ferreira.

Lilia forneceu detalhes sobre o programa, que se divide em quatro linhas de atuação. A primeira delas é o Suporte Nutricional, que distribui suplementos a pacientes com complicações de saúde - como aqueles que se alimentam por via oral/enteral ou que atravessam período pós-cirúrgico - ou com patologias que comprometem o estado nutricional, entre elas, o câncer. Ao todo, 900 pessoas, de todas as faixas etárias, estão cadastradas no programa. O custo mensal é de R$ 300 mil.

O Programa de Distribuição de Insumos para Diabéticos Insulinodependentes foi outra ação destacada pela nutricionista. A iniciativa atende 4.797 pessoas com diabetes do Tipo 1 ou do Tipo 2, que fazem uso diário de insulina. A cada 25 dias, o paciente inscrito recebe um kit para aferição de glicemia, com 50 tiras, 50 seringas e 50 lancetas. O glicosímetro e o lancetador são entregues uma única vez, na admissão do paciente no programa. Por mês, o investimento é de R$ 150 mil.

Uma terceira área relatada foi a Oxigenoterapia Domiciliar, que consiste no empréstimo de aparelhos respiratórios para pacientes que enfrentam doenças pulmonares mais severas. Atualmente, 190 pessoas fazem a locação de concentradores de oxigênio e bipaps. O valor repassado pela prefeitura ao programa é de R$ 60 mil ao mês.

Já o Programa de Combate às Carências Nutricionais tem 78 munícipes inscritos com problemas de baixo peso e risco nutricional. Boa parte dos atendimentos é voltada a idosos, pessoas com algum tipo de necessidade especial, gestantes e crianças de 6 meses a 30 meses de idade. O programa requer aproximadamente R$ 3,5 mil mensais.

Lilia alerta para o fato de que todos os pacientes passam por um rigoroso processo antes de ingressarem em uma das quatro áreas de atendimento. Além da necessidade de apresentar laudo médico ou nutricional, o pedido de fornecimento desses insumos também é submetido à avaliação dos profissionais da Secretaria de Saúde.

CARTEIRINHA

Outro tema da pauta girou em torno da carteirinha que garante a entrada de pacientes em espaços públicos e privados de Limeira, portando insulina, insumos, alimentos e aparelhos para monitorar a glicemia. O documento, denominado “Livre Acesso”, passou a ser emitido gratuitamente pela Secretaria de Saúde.