CIVISMO
Cerimônia marca abertura da Semana da Pátria em Limeira
01/09/2022 | 14h49
Cerimônia marca abertura da Semana da Pátria em Limeira

O prefeito Mario Botion e a vice-prefeita, Erika Tank, abriram nesta quinta-feira (1º) a Semana da Pátria, em cerimônia realizada na Praça Dr. Luciano Esteves, no Centro de Limeira. Na solenidade, houve o hasteamento das bandeiras do município, de São Paulo e do Brasil, a execução dos hinos Nacional, de Limeira e da Independência, e desfile da tropa do Tiro de Guerra. “É um momento importante, em que preservamos a nossa história e comemoramos os 200 anos da independência”, afirmou Botion. O prefeito comentou ainda sobre a presença de estudantes, que “abrilhantaram” o evento. “O sentimento de civismo começa sempre pelas crianças”, concluiu.

Participaram da cerimônia, o chefe de instrução do Tiro de Guerra, o 1º sarg. Alexandre Kist, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, o cmt. do 36º Batalhão da Polícia Militar, ten. cel. Adriano Vieira Braz, o cmt. do 16º Batalhão do Corpo de Bombeiros, ten. Lucas Félix da Silva, o sarg. do Tiro de Guerra, Rodrigo Cristiano Moreira, o vereador Helder do Táxi, o delegado Francisco Lima (representando o delegado seccional, Antônio Luis Tuckumantel), e o cmt. da Guarda Civil Municipal, André Hailer. “Essa cerimônia simboliza o resgate do civismo e da cidadania, ver nossas crianças vestidas de verde e amarelo, ostentando a bandeira do Brasil, é motivo de muito orgulho para nós do Exército”, enfatizou 1º sarg. Alexandre Kist.

A aluna da Escola Estadual Brasil, Ana Karolina da Silva Jacinto, foi convidada para declamar um poema sobre o Sete de Setembro. Na sequência, houve um dos momentos mais marcantes, o ritual para acender a “Chama da Pátria”. A tocha foi conduzida por um dos monitores do Tiro de Guerra e entregue ao prefeito, que então, acendeu a “Chama da Pátria” - ato que marcou o início oficial da Semana da Pátria em Limeira.

Também prestigiaram a cerimônia, a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, os secretários André De Francesco (Educação) e Sérgio Moreira (Comumicação Social), o ex-prefeito Pedrinho Kühl, representando a Acil, integrantes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), escoteiros do Grupo Tatuibi 51 e integrantes da Força Pré-Militar Brasileira (Fope).

A Semana da Pátria encerra-se na próxima quarta-feira, no feriado de Sete de Setembro, com a Parada Cívica. Neste ano, o evento acontece no Parque Cidad