Notícias
SETEMBRO VERMELHO
Saúde faz alerta sobre as doenças do coração
31/08/2022 | 13h59
Saúde faz alerta sobre as doenças do coração

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Agora em 2022, o cardiômetro, indicador online criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a partir de dados do Ministério da Saúde, já registrou mais de 260 mil mortes decorrentes dessas enfermidades. Até o fim do ano, a entidade estima que quase 400 mil cidadãos brasileiros irão perder a vida para as doenças do coração e da circulação. Para preveni-las, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, lança a partir da próxima quinta-feira (1º), o Setembro Vermelho, uma campanha de conscientização e prevenção das doenças cardiovasculares. Setembro é o mês escolhido para a campanha, pois no dia 29 comemora-se o Dia Mundial do Coração.

A Atenção Primária da Secretaria de Saúde alerta para os principais sintomas das doenças cardiovasculares: dor ou desconforto no centro do peito, nos braços, no ombro esquerdo, nos cotovelos, na mandíbula ou nas costas. Em alguns casos, a pessoa também pode apresentar dificuldade em respirar ou falta de ar, sensação de enjoo, desmaio ou tontura, suor frio e palidez. “Mulheres são mais propensas a apresentar falta de ar, náuseas, vômitos e dores nas costas ou na mandíbula”, afirma a diretora de Atenção Primária, Faedra Rosada.

Dentre as causas, estão o tabagismo, obesidade, diabetes, hipertensão, sedentarismo, estresse, alcoolismo, colesterol alto e fatores hereditários. Porém, a maioria das doenças cardiovasculares pode ser evitada por meio da adoção de hábitos de vida mais saudáveis, que incluem a prática de atividades físicas regulares (conforme orientação médica), abandono do uso do tabaco, redução do estresse, consumo de alimentos saudáveis e restrição da ingestão de bebidas alcoólicas.

O diagnóstico inicial das doenças cardiovasculares envolve o levantamento de antecedentes familiares de risco (fatores hereditários) e a avaliação do comportamento de risco (como o tabagismo). Se houver necessidade, o médico irá solicitar análises laboratoriais (exames de sangue) e estudos de imagem, como o eletrocardiograma.

O primeiro passo para atendimento, em caso de suspeita, é procurar uma das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)mantidas pela Prefeitura de Limeira e agendar uma consulta com o clínico geral. Caso o médico detectar qualquer indício de anormalidade, o paciente será encaminhado para atendimento com o especialista (cardiologista).

Notícias recomendadas para você