DESTAQUE
Júri Estudantil revela espetáculos favoritos do XVI Festival Nacional de Teatro de Limeira
24/08/2022 | 14h50

Mantendo a tradição das edições anteriores, o XVI Festival Nacional de Teatro de Limeira contou com a participação do Júri Estudantil, neste ano formado por alunos da Escola Estadual Brasil e a Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori" (Emcea), pertencente à Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura. Na noite de ontem (23) o secretário de Cultura, José Farid Zaine, reunido com os membros do júri e as professoras Miriam Soares e Gislaine Facco, esteve na Escola Brasil para anunciar o resultado da votação dos alunos.

A escolhida para levar o Troféu do Júri Estudantil foi a Companhia do Voo, de São Paulo, com o espetáculo “O Santo Milagroso”, dirigido por Tom Rezende, na categoria “Teatro Adulto”. Os estudantes que avaliaram os espetáculos de rua escolheram como favorito o “Circo Charanga”, do grupo LaMínima, também de São Paulo. As avaliações dos alunos, através de notas, foram compiladas pela pasta e, por meio de média aritmética simples, foram verificadas as notas dadas, chegando-se ao resultado final.

“O Santo Milagroso” é uma clássica comédia de costumes brasileira, escrita por Lauro César Muniz, inclusive já levada ao cinema em 1966, numa produção dirigida por Carlos Coimbra, com Dionísio Azevedo e Leonardo Villar nos papéis principais, os de um padre e um pastor, respectivamente, numa pequena cidade interiorana em que disputam a adesão de fiéis e de um rico coronel, e que precisam resolver suas rivalidades unindo-se um torno de um suposto milagre.

Vale ressaltar que os alunos deram avaliação positiva a todos os espetáculos, sendo mínima a diferença entre as médias atingidas por todos. Em segundo lugar, por exemplo, ficaram empatados os espetáculos “Cordel do Amor sem Fim ou A Flor do Chico”, com Os Geraldos, de Campinas, dirigido por Gabriel Villela, e “Lágrimas de um Guarda-Chuva”, do grupo Levitar, de Limeira, dirigido por Guto Oliveira.

A 16ª edição do festival não teve caráter competitivo, sendo uma significativa mostra do que se faz em teatro no Brasil, atualmente. A realização foi da Prefeitura de Limeira, através da Secretaria de Cultura, e da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, dentro do Projeto Juntos pela Cultura, Retomada SP, com apoio da Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte). Todos os espetáculos tiveram entrada gratuita e receberam expressivo público, garantindo o sucesso de um dos mais longevos festivais de teatro da região.