GESTÃO DOCUMENTAL
Sistema Integrado de Acervos Limeirenses será lançado em setembro
24/08/2022 | 11h02
Sistema Integrado de Acervos Limeirenses será lançado em setembro

Tendo em vista o aniversário de Limeira, celebrado no mês de setembro, a Comissão de Aplicação da Política Municipal de Gestão de Acervos Permanentes e Memória lançará no próximo dia 12 o Sistema Integrado de Acervos Limeirenses (Sial) e uma exposição com o tema “Prada”. O evento foi pensado para compor as comemorações dos 196 anos da cidade.

De autoria do prefeito Mario Botion, a Lei 6.613, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão de Acervos Permanentes e Memória, aprovada em 2021, trouxe a possibilidade de criação e funcionamento do sistema.

O Sial tem o intuito de difundir os acervos permanentes do município e instituições públicas e privadas, mantendo a especificidade e identidade de cada instituição que o integra, bem como a sua autonomia. A implementação e o funcionamento do sistema proporcionará acesso pleno e irrestrito ao acervo histórico-cultural público e privado municipal das instituições de memória (arquivos, museus, centros de documentação, etc) ampliando o conhecimento dos usuários sobre a história de Limeira e região, valorizando as identidades locais.

A iniciativa é regulamentada por atos e termos de convênios específicos do Arquivo Geral da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria de Administração, o Arquivo da Câmara Municipal, o Museu Major José Levy Sobrinho, instrumento da Secretaria de Cultura e o Centro de Memória-Unicamp criando, a partir de sua implementação, um ambiente on-line para acesso aos documentos dos acervos em um só local, o que agilizará as pesquisas, criando uma rede integrada de coleções digitais.

O sistema utiliza a plataforma Atom (Access to Memory), software gratuito de código aberto de acesso à informação e de pesquisa. A exposição será aberta ao público, das 12h às 16h, e estará disponível para visitação no Espaço Expositivo Maria Eloisa Rossi - Museu Major José Levy Sobrinho de 12 de setembro a 27 de outubro.