NAIR BELLO
Teatro leva conhecimento e ensina estudantes a combater a poluição dos rios
23/08/2022 | 16h48
Teatro leva conhecimento e ensina estudantes a combater a poluição dos rios

Cerca de 200 alunos das escolas municipais Tenente Aviador Ary Gomes de Castro e Maria Apparecida De Luca Moore assistiram na manhã desta terça-feira (23), no Teatro Nair Bello, à peça “Turma do Lamba contra os Inimigos da Natureza”. A iniciativa é uma promoção do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), com apoio da Secretaria de Educação de Limeira.

No enredo, o peixinho Lamba e seus amigos ensinam as crianças sobre a importância do uso eficiente da água, o descarte correto de resíduos e o combate à poluição dos rios. Lamba é o mascote do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e foi inspirado no lambari. A peça está rodando por diversas cidades do interior de São Paulo.

Segundo a coordenadora de Ciências e Educação Ambiental da pasta, Adriana Cristina Muller Del Mondo, o teatro é um meio importante de educação e de conscientização. “Certamente, as crianças vão levar para casa o conhecimento que receberam aqui”, comentou. Ela ressaltou que temas como a preservação ambiental e o cuidado com a água fazem parte do conteúdo pedagógico da rede municipal, e nesse contexto, o espetáculo teatral trata-se de uma “continuidade do processo de aprendizagem”.

Quanto às atividades extraclasses, a coordenadora mencionou que a Tenente Aviador visitou a “Casa Mais Sustentável”, em Americana, no início do mês. A casa é um espaço interativo com a proposta de promover a sustentabilidade e o consumo consciente de água e de energia elétrica. A Luca Moore, por outro lado, participou das oficinas sustentáveis no Parque Cidade de Limeira, durante a campanha Julho sem Plástico, organizada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, e apoio da Etec Trajano Camargo. Neste mês, a Luca Moore realizou uma feira de conhecimentos, aberta à comunidade, em que o cuidado com a água e o impacto do descarte de resíduos à fauna brasileira estavam entre os temas abordados.