PLANEJAMENTO
Conselho discute revisão do Plano Diretor de Turismo de Limeira e região
18/08/2022 | 17h03
Conselho discute revisão do Plano Diretor de Turismo de Limeira e região
O Conselho Municipal de Turismo de Limeira realizou nesta semana, na sede da prefeitura (Edifício Prada), mais uma reunião de trabalho. Em pauta, a revisão do Plano Diretor de Turismo de Limeira e da região, no caso, da Serra do Itaqueri - formada pelas cidades de Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Carlos, São Pedro e Torrinha. A reunião foi coordenada pela presidente do Conselho, Fabiana de Araújo Ribeiro. O Conselho de Turismo é composto por 21 membros titulares, sendo dois terços de representantes da sociedade civil e um terço, do Poder Público.

Segundo o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, o Plano Diretor é uma ferramenta de planejamento, que dispõe de diagnósticos, objetivos, resultados esperados, projetos e ações. Agrega ainda, um conjunto de informações e dados que norteiam as iniciativas compartilhadas de desenvolvimento turístico.

Nesse contexto, a revisão do Plano Diretor de Turismo de Limeira, conforme Tito, ocorre em cumprimento à Lei Complementar 1261/2015, que estabelece os requisitos para classificação de estâncias e de municípios de interesse turístico. “A participação do Conselho tem sido de grande relevância no crescimento do turismo como fonte de empregos e geração de novos negócios”, comentou. “O segmento de Turismo ganha muito com essa ação coordenada, envolvendo a prefeitura e a sociedade”, completou.

EVENTOS

Outros assuntos também foram tratados durante a reunião, como as ações de fomento ao turismo de negócios, entre eles, a Semana da Joia Folheada e a abertura do comércio de joias folheadas na Av. Costa e Silva aos fins de semana. A Semana da Joia Folheada ocorre entre 29 de agosto a 4 de setembro. No período, 150 lojas na Av. Costa e Silva irão mostrar as novas coleções, além de oferecer promoções exclusivas aos visitantes. Sobre a ampliação do horário de funcionamento do comércio na Av. Costa e Silva, a medida entra em vigor neste sábado (20), em caráter experimental de 90 dias.  Lojas e galerias abrirão aos sábados, das 9h às 17h, aos domingos, das 9h às 14h, e feriados, das 9h às 15h.