SESI
Prefeitura participa de iniciativa de fomento ao empreendedorismo entre estudantes
05/12/2022 | 09h50

O reality show Shark Tank Brasil, inspirado no programa “Dragon & Den” da Nippon TV, foi o que deu o pontapé inicial para a realização do 1º Sesi Tank, iniciativa cujo objetivo foi despertar o espírito empreendedor nos alunos do 1º ano do Ensino Médio da instituição.

O 1º Sesi Tank seguiu as mesmas premissas do programa distribuído pela Sony Pictures. Na disciplina de Empreendedorismo, os estudantes desenvolveram, ao longo do ano letivo, suas ideias de negócio e se prepararam para a apresentação final, um pitch de vendas, apresentado suas propostas a empresários da região, invitados pela unidade. A iniciativa fez com que o Sesi compartilhasse o trabalho também com empresas de Limeira e região.

Para avaliação dos trabalhos produzidos, foram convidados representantes da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Ciesp, Senai, Sebrae, Rotary e Maxion Wheels.

Estevão Nogueira, diretor de Atendimento a População e ao Empreendedor, destacou que todos os projetos elaborados possuem potencial de se tornarem grandes negócios. “O que mais chama atenção é que todos estão alinhados às características ESG”, disse. ESG é uma sigla inglesa que significa Environmental, Social and Governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.

Para o secretário da pasta, Tito Almirall, a participação do poder público em eventos como esse é de extrema importância. “Dessa maneira podemos contribuir no envolvimento e no empenho dos estudantes na área de inovação e desenvolvimento de iniciativas de empreendedorismo social”.

O empreendimento ganhador, classificado como de caráter social, tem como tema a vulnerabilidade menstrual e tem grande potencial de prosperar. Durante a avaliação, os alunos responsáveis receberam propostas para tornar o projeto exequível.