XVI FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA
Comédia escrita em período pré-ditadura é destaque nesta quarta-feira em Limeira
16/08/2022 | 11h19

Espetáculo “O Santo Milagroso”, de Lauro César Muniz, será apresentado nesta quarta-feira (17), às 20h, no Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva, pela Cia Voo de Teatro, de São Paulo (SP), compondo a intensa programação do XVI Festival Nacional de Teatro de Limeira, organizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e Associação Paulista dos Amigos da Artes, por meio do Retomada SP e Juntos Pela Cultura. A entrada para toda programação do evento é gratuita.

Com direção de Tom Rezende, figura já conhecida pelo público limeirense, pelas participações em outras edições do festival, entre elas com os espetáculos Kaputt, em 2019, e Lisístrata – Voo das Andorinhas, em 2018; “O Santo Milagroso” é uma comédia escrita em 1963, período da pré-ditadura militar, também conhecida como o “Romeu e Julieta” do interior.

A trama ocorre em um lugar real-irreal, onde a população está dividida entre católicos e protestantes. Rivais na liderança espiritual da cidade, um padre e um pastor unem-se para “capitalizar” o suposto milagre de uma estátua inexistente.  A rivalidade entre os lados faz com que padre católico e pastor protestante encontrem-se secretamente para jogar xadrez na sacristia da igreja, já que os fiéis passarão a quinta-feira santa velando o “Senhor Morto”. Porém, o que não estava nos planos é que visitas inesperadas obrigassem o pastor a disfarçar-se de santo, escondendo-se atrás do sudário que cobre as imagens na época da quaresma.

Estão no elenco deste espetáculo,  Bianca Ikkemoto, Fernando Maia, Giovana Leonel, Lia Benacon, Luciano Brandão, Luiz Rabelo, Rafael Lopes, Rodolfo Bellarosa, Thiago Ubaldo, Tom Rezende, Victor Motta e Victória Vergamine.

A classificação indicativa é de 12 anos. Para a entrada, não há a necessidade de retirada de ingressos antecipadamente. O Teatro Vitória fica na Praça Toledo Barros, s/nº - Centro. A programação completa do festival pode ser conferida no site: www.limeira.sp.gov.br/festivaldeteatro.

MONTAGEM LIMEIRENSE

A comédia de Muniz também já é conhecida pelo público limeirense. É que nos anos 2000, o grupo Fábrica Produções Artísticas, dirigido por Carlos Jerônimo Vieira, hoje servidor da Secretaria de Cultura de Limeira, fez uma montagem da peça que foi inclusive bastante premiada em todo estado de São Paulo. Um dos nomes que integrava o elenco do grupo Fábrica é José Farid Zaine, hoje secretário de Cultura.

A montagem limeirense da peça recebeu mais de 20 prêmios e Farid ganhou o prêmio de Melhor Ator três vezes, interpretando a personagem "Padre José".