Notícias
CRIATIVIDADE
Escola Luca Moore premia alunos em projeto sobre mobilidade urbana
15/08/2022 | 17h16
Escola Luca Moore premia alunos em projeto sobre mobilidade urbana

A Emeief Prof.ª Maria Apparecida de Luca Moore realizou, hoje (15), a premiação do concurso de criação do logotipo para o 1º passeio ciclístico da escola, denominado “Luca Bike”. O logo vencedor foi o da aluna Angela Beatriz Farias, de 8 anos. Como prêmio, ela ganhou uma bicicleta. Durante a cerimônia, também foi inaugurado o bicicletário da escola. A iniciativa faz parte do projeto “Tô no fluxo! Mobilidade Urbana”.

Aluna do 2º ano, Angela estava ansiosa para participar do concurso. Ela se juntou aos familiares para trabalhar em sua ideia. Ao lado da mãe, Viviane, ela recebeu com emoção seu prêmio. “Eu fiquei muito feliz por ter vencido, é um presente que relembra minha infância”, conta. Segundo Viviane, a filha adora desenhar e, mais ainda, sempre quer participar das iniciativas que envolvem a escola e a comunidade.

A seleção do logotipo vencedor foi feita por uma comissão, formada pelo diretor de Publicidade da Secretaria de Comunicação Social, Renato Fabregat, a técnica da Secretaria de Mobilidade Urbana, Gabriela Alves, o coordenador de área na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Lucas Evangelista, e o ciclista profissional, Lucas Gazzano. Aspectos como originalidade, aplicabilidade, comunicabilidade e criatividade foram levados em consideração no julgamento das propostas.

“Projetos como esse demonstram o cuidado que nossa gestão tem tido em formar parcerias que ajudem a desenvolver a cidadania em nossos alunos. Além disso, mostram a criatividade dos alunos da rede municipal de ensino, incentivada por professores engajados e atenciosos. Parabéns aos alunos participantes e à Emeief Luca Moore pelo trabalho”, destaca o prefeito Mario Botion.

O passeio ciclístico “Luca Bike” está marcado para o próximo sábado (20), a partir das 8h30. A saída será em frente à unidade escolar e, o encerramento, no Parque Ecológico do Jardim do Lago – onde haverá sorteio de brindes, gincana e coffee break. Para participar, é necessário se inscrever pelo link (bit.ly/lukabikepasseio). O passeio terá um trajeto de aproximadamente quatro quilômetros e terá a presença de agentes de trânsito.

Durante a premiação, o aluno Miguel Rodrigues da Silva, do 5º ano, ganhou um skate – seu desenho inspirou a pintura que ilustra o bicicletário da unidade. O evento foi acompanhado pelos vereadores Mariana Calsa e Elias Barbosa, familiares, alunos e profissionais da educação.

TÔ NO FLUXO!

Segundo a diretora da Emeief Luca Moore, Adriana Motta, o projeto “Tô no fluxo! Mobilidade Urbana” surgiu de uma necessidade da comunidade e foi desenvolvido em parceria com o Centro Latinoamericano de Aprendizaje y Servicio Solidario (CLAYSS). “A premissa da iniciativa é a educação solidária. Assim, identificamos uma necessidade e junto dos alunos, buscamos soluções para esse problema”, explica.

Desenvolvido pelos professores Ana Paula de Barros, Eloísa Pareja Hergert, Jaqueline Tamara Araújo, Jhonatan Xavier, Juliana Schibelscky e Juliana Souza, o projeto tem assessoria pedagógica da associação Movimento Futuro. “Um dos objetivos desse trabalho é colocar os alunos como protagonistas – foram eles que escolheram o nome do projeto e do passeio ciclístico”, afirma Juliana Souza.

De acordo com a professora, o projeto desenvolve atividades práticas relacionadas à conscientização de pedestres e motoristas para um comportamento responsável e, consequentemente, um trânsito seguro. “Alunos e professores investigaram os problemas que precisavam ser solucionados para incentivar e tornar essa prática segura”, cita Juliana. Atualmente, cerca de dez alunos utilizam a bicicleta para ir à escola.

Entre as ações já desenvolvidas ao longo do ano pelo projeto “Tô no fluxo!” estão: palestras para a comunidade, movimentos com panfletagem, produção de cartilhas com dicas, solicitações de instalação de placas e melhorias no trânsito. Segundo Juliana, esse trabalho é feito em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, com iniciativas voltadas aos alunos e à comunidade.

O projeto já rende bons frutos. Limeira será uma das quatro cidades representantes do Brasil no XXV Seminário Internacional de Aprendizagem e Serviço Solidário, que acontece em 25 e 26 de agosto, em Buenos Aires, na Argentina. O seminário é considerado o mais importante encontro anual da América Latina para especialistas e instituições que promovem a proposta pedagógica da aprendizagem solidária.

Notícias recomendadas para você