ACOLHIMENTO
Inaugurada primeira residência inclusiva para pessoas com deficiência em Limeira
25/07/2022 | 19h07

O prefeito Mario Botion inaugurou nesta segunda-feira (25) a primeira residência inclusiva para o acolhimento de até dez pessoas com deficiência, de 18 a 59 anos. O novo serviço funciona em uma casa no Jd. Ouro Verde e será administrado pela Associação Pestalozzi de Sumaré. A entidade foi selecionada pelo Ceprosom por meio de chamamento público. Acompanharam o evento, a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, o chefe do Setor de Garantias de Direitos das Pessoas com Deficiência, Douglas Aparecido Antonio, além de representantes de conselhos municipais.

“Esse é um serviço de alta complexidade que agora faz parte da rede de atendimento socioassistencial do município”, destacou Botion. O chefe do Executivo deu as boas-vindas a todos os funcionários que irão atuar no serviço. “Tenho a certeza de que vocês farão o melhor para acolher as pessoas que serão atendidas nesse espaço”, afirmou.

O público alvo são pessoas de ambos os sexos, com vínculos familiares fragilizados e em situação de vulnerabilidade social. Para atendê-los, há 22 profissionais, sendo 16 cuidadores. Quanto à estrutura física, a casa oferece acessibilidade e dispõe de cinco quartos, sala de estar e de jantar, cozinha, banheiros, área externa e ala administrativa.

FLUXO

Aucélia esclareceu que os encaminhamentos serão feitos pela rede socioassistencial do município. Após a indicação, cada caso passará por avaliação técnica das equipes do Ceprosom e da própria Pestalozzi. Ela observou, ainda, que esse modelo de inclusão no município vinha sendo discutido desde a primeira gestão do prefeito Mario Botion, e que agora, o processo está sendo concretizado. “É um serviço de atendimento humanizado e de qualidade e isso só foi possível porque temos um prefeito sensível às causas das pessoas com deficiência”, frisou.

O grande diferencial desse tipo de atendimento, conforme o presidente da Associação Pestalozzi, Darcy Bortolotti, é que ele aproxima-se ao máximo da dinâmica familiar. “Nosso objetivo é prestar um trabalho de excelência, queremos transformar esse local em um lar para as pessoas que já perderam os laços familiares”, afirmou. ”Agradeço a acolhida que recebi das equipes da prefeitura e do Ceprosom. É uma honra iniciar esse projeto em Limeira”, completou.

O contrato com a Associação Pestalozzi é de 12 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses. O investimento na iniciativa é de aproximadamente R$ 1,2 milhão. Criada em 1987, em Sumaré, a Associação Pestalozzi desenvolve atividades nas áreas de deficiência intelectual, física, autismo e múltipla. Com a inauguração da unidade em Limeira, a entidade passa a contabilizar no currículo a administração da oitava residência inclusiva na região.