Prefeitura instala antenas "corta cerol" em ação na Toledo Barros
18/07/2022 | 13h50
Prefeitura instala antenas

Uma fila de motociclistas se formou logo no início desta segunda-feira (18), na Rua Carlos Gomes, ao lado da Praça Toledo Barros, no Centro. E o objetivo era um só: participar da campanha “O Cerol Corta Vidas”, promovida pela Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias de Segurança Pública e Defesa Civil e de Mobilidade Urbana, com apoio da Polícia Militar. Acompanharam a ação, a vice-prefeita Erika Tank e o vereador Betinho Neves.

Quem aderiu à campanha recebeu gratuitamente a instalação de uma antena “corta linhas” no veículo. O dispositivo, como o próprio nome diz, é capaz de cortar a linha com cerol (mistura de cola e vidro moído) ou a linha chilena (mistura de óxido de alumínio e silício e algodão) usadas ilegalmente para soltar pipa. Ao todo, foram instaladas 100 antenas que evitarão esse tipo de acidente.

Segundo o comandante da GCM, André Hailer, além da instalação das antenas, a iniciativa também visa conscientizar a população sobre a proibição do uso de linhas cortantes para empinar pipas, principalmente no período de férias escolares. “É uma forma de prevenir acidentes e orientar a população sobre os riscos que o cerol e a linha chilena oferecem aos motociclistas”, afirmou o comandante.

Erika Tank, por sua vez, destacou que essa campanha garante maior entendimento por parte da população a respeito da proibição do uso de linhas cortantes. “Além da conscientização, essa iniciativa promove a efetivação da proteção dos motociclistas ao fazer a distribuição e a instalação das antenas”, frisou. “Trata-se de uma campanha muito importante para a segurança dos nossos munícipes”, concluiu. A vice-prefeita também falou do envolvimento do Legislativo no tema.

Há diversas leis que tratam do cerol e da linha chilena no município. A mais recente, sancionada em 2020 pelo prefeito Mario Botion, a partir de propositura do vereador José Roberto Bernardo, proíbe a industrialização, comercialização, armazenamento, transporte, distribuição e utilização de linhas cortantes. A multa para quem desrespeitar a lei é de 100 Ufesps, o equivalente a R$ 3.197, valor que dobra em caso de reincidência.

ACIDENTES

Um dos primeiros a receber o dispositivo foi o motociclista Rafael Soares Caetano, de 32 anos, que atua como entregador para o iFood. Há três anos, ele disse que se envolveu em um acidente quando passava pelo Belinha Ometto. “A linha cortou minha blusa. Não me machuquei porque consegui parar a tempo. É uma ação tão simples, que salva vidas”, comentou.

Se os danos com Rafael não foram graves, o mesmo não ocorreu com a operadora de prensa, Francismeire Lopes da Silva, de 40 anos, que também teve a antena instalada em sua moto. Ela conta que trafegava pelo bairro Cecap, quando enroscou-se em uma linha com cerol. “A linha cortou meu pescoço e quase atingiu minha artéria”. Foram quatro dias internada na UTI, quatro transfusões de sangue e 40 pontos no pescoço. “A linha cortou minhas cordas vocais, minha voz quase sumiu, fiz um ano de fono para recuperar a fala”, revelou. O acidente ocorreu há 14 anos, mas até hoje é possível ver a cicatriz em seu pescoço. “Essa campanha é muito importante, porque as pessoas continuam usando o cerol”, disse.

SERVIÇO:

A campanha segue no período da tarde, e às 15h, estará na Via Antônio Cruañes Filho, em frente ao Parque Cidade. Amanhã (19), a distribuição ocorre na esquina entre a Av. Piracicaba e a Rua Prudente de Moraes, às 8h30, e na Avenida Major José Levy Sobrinho, próximo ao estádio Limeirão, às 15h.

Ao todo, serão distribuídas 472 antenas, que foram doadas pela iniciativa privada: Garcia Terraplenagem, Tribenet, Rosi Brinquedos, Vida Alcalina Purificadores de Água, S.A. Refrigeração, Rede DrogaLim, Bella Capri Pizzaria, Marcela Scognamiglio Vitalli, Brink Bem e Paulo Martins.