SEGURANÇA DA MULHER
Limeira adquire mais dispositivos do "Botão do Pânico"
13/07/2022 | 16h21
Limeira adquire mais dispositivos do

Limeira, por meio do Ceprosom, adquiriu mais aparelhos do “Botão do Pânico” – dispositivo concedido às mulheres vítimas de violência, que possuem Medida Protetiva expedida pelo Tribunal de Justiça. O anúncio foi feito na reunião da Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência, realizada hoje (13), na Prefeitura. “O Botão do Pânico é um importante instrumento para prevenir a reincidência dos casos de violência contra a mulher e agilizar o atendimento à vítima”, destacou o prefeito Mario Botion.

Quando acionado pela mulher, o dispositivo emite um alerta que é captado pela Central de Operações da GCM. Imediatamente, a viatura mais próxima é destacada para socorrer a vítima. Por questões de segurança, o programa não divulga o número de mulheres atendidas.

Durante o encontro, Botion ressaltou a importância da Rede Elza Tank. “Desde o nosso primeiro mandato nos empenhamos em fazer avançar as ações da Rede e de todos os seus parceiros. Seguimos com determinação nestas políticas públicas”, afirmou.

A vice-prefeita Erika Tank salientou que diversas cidades visitam Limeira para conhecer as ações da Rede. “O trabalho que realizamos aqui é referência para outros municípios. Agradeço o prefeito por sempre apoiar as iniciativas da Rede e a todos os profissionais envolvidos nesse processo”, disse.

As ferramentas de proteção à mulher em funcionamento no município, como a Rede Elza Tank, a Patrulha Maria da Penha, o Botão do Pânico, entre outras, foram instituídas a partir da iniciativa da vice-prefeita, Erika Tank, enquanto vereadora.

A reunião contou com a presença da diretora de Proteção Social, Leia Serrano, da coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Joice Campos, e de representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, do Conselho Tutelar e do Ceprosom.

AVANÇOS

Na reunião, também foram abordados outros assuntos, como o trabalho da Patrulha Maria da Penha, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e com a Polícia Militar (PM), o prêmio “Cases Inovadores”, do Programa Parcerias Municipais e o “Programa Auxílio Passagem - Cartão Move Mulher” - que prevê a concessão eventual de passagens de ônibus gratuitas às mulheres vítimas de violência, em viagens urbanas, intermunicipais ou interestaduais, para que elas tenham acesso a programas de apoio.

“Estamos planejando uma capacitação voltada aos motoristas do transporte coletivo sobre importunação sexual”, explicou a coordenadora da Rede Elza Tank e da Casa da Mulher, Marina Alencar.