ESCRITURA
Prefeitura compra imóvel do Grupo Empenho; valor será repassado a entidades
17/06/2019 | 18h37
Prefeitura compra imóvel do Grupo Empenho; valor será repassado a entidades

O imóvel onde funciona a Unidade Básica de Saúde do Jd. Amparo, na Rua Tancredo de Luna, 384, tornou-se oficialmente propriedade do município de Limeira. Nesta segunda-feira (17), o prefeito Mario Botion assinou a escritura de transferência do imóvel, que pertencia à Associação Grupo Empenho Creche, representado na ocasião pelo atual presidente, Gilberto Domingos Ramos.

Para concretizar o acordo de compra, por meio de uma desapropriação amigável, a prefeitura investiu cerca de R$ 1 milhão. O valor será repassado integralmente pelo Grupo Empenho, que está em fase de dissolvição, a 11 entidades assistenciais de Limeira.

As entidades beneficiadas são: Associação Centro Social Sul, Associação Casa da Criança Santa Terezinha, Centro Espírita Luz e Caridade Nosso Lar de Assistência à Criança, Asilo João Kühl Filho, Aril, Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc), Recando dos Idosos Nossa Senhora do Rosário, Associação Beneficente de Amparo do Idoso – Cantinho do Vovô, Associação Integrada de Deficientes e Amigos (Ainda), Associação dos Pais e Amigos Excepcionais de Limeira (Apae) e Núcleo de Valorização Humana Nova Vida.

Botion destacou o legado deixado pelo Grupo Empenho que, ao longo de mais de quatro décadas, realizou um intenso trabalho de caráter social. “Criado na década de 1970, o Grupo Empenho era formado por pessoas que tinham como intuito fazer o bem à sociedade, deixando mais um exemplo significativo que irá beneficiar 11 entidades assistenciais”, frisou. O chefe do Executivo observou que a medida também garantirá o uso do imóvel pela Prefeitura e pelos munícipes.

Segundo Ramos, o Grupo Empenho sempre atuou em parceria com a Administração Municipal. “A prefeitura cedia o terreno e nós construíamos as creches por meio de doações”, frisou Ramos. Ele estima que o Grupo Empenho tenha construído pelo menos sete unidades, que posteriormente eram entregues ao município. No entanto, com o falecimento e envelhecimento de seus integrantes, a atual diretoria deliberou pela dissolvição da Associação. “Estamos encerrando nosso trabalho de uma maneira extremamente positiva”, avaliou.