Transporte
Prefeito assina decreto para providências sobre o transporte coletivo
02/01/2017 | 19h14
Prefeito assina decreto para providências sobre o transporte coletivo

O prefeito de Limeira, Mario Botion, assinou decreto nesta segunda-feira (2 de janeiro) que cria a Comissão Especial de Estudos e Projetos de Transporte Coletivo. O grupo é composto pelos secretários municipais de Mobilidade Urbana, Assuntos Jurídicos, Fazenda e Administração, além de funcionários efetivos da Prefeitura e está ligado à chefia de gabinete do prefeito.

O objetivo será de acompanhar, avaliar e executar ações necessárias à licitação e à contratação do serviço público de transporte coletivo urbano e de passageiros do município.

Um dos problemas que a comissão deverá avaliar é o fato de a empresa Rápido Sudeste, que respondia por 30% dos serviços, não estar mais com o contrato vigente. Licitações foram feitas pelo governo anterior, mas acabaram sendo inviabilizadas por decisões judiciais, com algumas das demandas movidas entre as concorrentes.

A Viação Limeirense, que tem a maior parte do serviço, assumiu também os 30% do contrato, anteriormente executados pela Rápido Sudeste. Uma outra situação que envolve o setor é que o contrato com a Limeirense irá se encerrar em abril.

Botion enfatizou que a comissão terá a tarefa de apresentar um relatório que indique uma solução para os problemas. O prefeito pretende mudar o modelo de gestão do transporte – o município cuidaria da parte financeira, enquanto que as empresas seriam responsáveis pela parte operacional.