Controle de qualidade da água é apresentado em reunião do Conselho de Saúde
01/07/2022 | 13h40
Controle de qualidade da água é apresentado em reunião do Conselho de Saúde

Integrantes do Conselho Municipal de Saúde de Limeira participaram nesta semana de mais uma reunião de trabalho. O encontro ocorreu na sede da Prefeitura de Limeira, no Edifício Prada, e foi presidido pelo assessor executivo da Secretaria de Saúde, Alexandre Ferrari. Também estiveram presentes, conselheiros, diretores da pasta, o diretor do Departamento de Saneamento da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Tiago Custódio, e representantes da concessionária BRK Ambiental, Erick Krambeck (coordenador de Operações de Água) e Gilberto Coelho (Supervisor de Controle de Qualidade). A pauta girou em torno do processo de tratamento e controle de qualidade da água fornecida à população de Limeira.

As informações de todo o trabalho realizado, tanto pela concessionária quanto pela prefeitura, foram relatadas pela diretora de Vigilância em Saúde, Renata Martins. Ela esclareceu que, além do controle de qualidade executado pela BRK, o município também faz o monitoramento, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (Visa) e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Na Divisão de Vigilância Sanitária (Visa), essa tarefa integra o programa PróÁgua/Vigiágua. Segundo Renata, amostras de água são coletadas em diferentes dias e pontos da cidade - geralmente onde há grande incidência de consumo, como escolas, hospitais ou centros comunitários.

Outro fator levado em conta para a definição do local de coleta das amostras é o distanciamento da estação de tratamento e armazenamento de água da concessionária - que ocorre preferencialmente nos pontos finais da rede. “Com essa estratégia da Visa, é possível, por exemplo, verificar se o cloro está atendendo à legislação sanitária vigente na ponta de rede do sistema de abastecimento”, frisou Renata.

Após a coleta, as amostras são encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, que analisa os seguintes parâmetros: pH, cloro residual livre, presença de Escherichia coli, turbidez, níveis de flúor, condutividade e cor. Esses parâmetros são estabelecidos pela Portaria 888/2021, do Ministério da Saúde (MS).

Em média, a Visa realiza 420 coletas durante o ano, além das coletas e análises que a própria BRK faz e a Visa analisa por meio do Siságua - Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano.“Os resultados das análises indicam que a água aqui em Limeira atende a todos os critérios de potabilidade”, afirmou na reunião.

No caso da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, as amostras de água também são coletadas em diversos pontos do município, que variam desde a “entrada da rede” até pontos mais distantes, como os bairros Tatu e São João. As amostras seguem para laboratórios terceirizados, certificados pelo Inmetro.

DOULAS

Outro assunto tratado na reunião foi o cumprimento da lei que autoriza a presença de doulas em maternidades e estabelecimentos hospitalares das redes pública e privada da cidade. A lei foi sancionada pelo prefeito Mario Botion em novembro, a partir de propositura da vereadora Mariana Calsa.  As doulas são acompanhantes escolhidas livremente pelas gestantes, que prestam suporte à mulher durante o parto.