VACINAÇÃO
Prefeitura lança site para cadastrar profissionais da saúde com 44 anos ou mais não estabelecidos
12/04/2021 | 18h36

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, criou uma plataforma on-line para cadastrar os profissionais da saúde com 44 anos ou mais e que não estão estabelecidos ou que estão dispensados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e realizam procedimentos invasivos ou de coleta de material orgânico para diagnóstico de doenças humanas. Para se cadastrar, é preciso acessar o link: www.limeira.sp.gov.br/cadastrosaude

O cadastro será utilizado para agendamento da vacinação. Na plataforma, o profissional deverá preencher o cadastro e anexar RG, CPF e comprovante de endereço. Também será necessário anexar comprovante de registro no conselho em que o profissional está vinculado. Além disso, o profissional deverá descrever, em detalhes, como exerce a atividade de assistência à saúde. Ao final do cadastro, ele deverá declarar que atende às exigências.

A plataforma foi desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria de Gestão Estratégica.

CRITÉRIOS

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, esse critério foi criado com base em quatro fundamentos: isonomia, impessoalidade, equidade e maior risco para morbimortalidade. “Esse critério, com fundamentação baseada no Sistema Único de Saúde (SUS) atende aos demais profissionais da saúde que também têm risco de serem contaminados”, cita.

Ele também explica que esses parâmetros, aprovados pelo Grupo Técnico de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, estão baseados na quantidade de doses que o município tem recebido, que é pouco para atender toda a demanda. “Recebendo novas doses, avançaremos para outros grupos e outras idades, seguindo os planos Estadual e Nacional de Vacinação”, ressalta.

Contudo, ele reforça que o principal objetivo da Secretaria de Saúde, neste momento, é vacinar quem tem maior risco de ser contaminado e evoluir a óbito, como os idosos com mais de 60 anos. “Por isso, precisamos agir com responsabilidade para vacinar, primeiramente, quem tem mais risco de contato com o vírus e mais risco de morte”, enfatiza Ferrari.

Estão inclusos os profissionais que realizam procedimentos invasivos, como aplicação de injeção, por exemplo, ou que fazem coleta de material orgânico para diagnóstico de doenças. Nesse caso, podem ser vacinados farmacêuticos, biomédicos, profissionais de saúde em home care (atendimento domiciliar), entre outros, desde que façam tais procedimentos e tenham 44 anos ou mais.

COMO VAI FUNCIONAR

A Vigilância Sanitária ficará responsável por analisar os dados cadastrados pelos profissionais, que poderão acompanhar pelo sistema essa análise. Se deferido, o profissional deverá ligar nos telefones 3404-9674 e 3404-9871 para agendar a vacinação. Ele deverá informar os dados cadastrados no site e, então, será comunicado quando e onde será imunizado.

Os profissionais da saúde que têm CNES ativo e 44 anos ou mais não precisam se cadastrar neste sistema. Para esse público, basta ligar nos mesmos números, informar o CPF e então agendar a vacina. O horário para agendamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. De acordo com a pasta, o CNES é um sistema nacional com dados de estabelecimentos de saúde e seus profissionais na ativa.

PASSO A PASSO – Cadastro de profissionais da saúde não estabelecidos

1º - Acessar o link www.limeira.sp.gov.br/cadastrosaude

2º - Clique no Cadastro de Profissional da Saúde não estabelecidos ( )

3º - Clicar em "Cadastre-se" e preencher os dados solicitados