LEI LUCAS
Treinamentos em primeiros socorros são retomados na rede municipal de ensino
13/06/2022 | 13h33
Treinamentos em primeiros socorros são retomados na rede municipal de ensino

O prefeito Mario Botion participou, na manhã de hoje (13), da abertura do treinamento de primeiros socorros na rede municipal de ensino, em atendimento à Lei 5.987/2018. Participaram do evento, a vice-prefeita Erika Tank, o secretário de Saúde, Vitor Santos, a diretora pedagógica, Adriana Capicotto – que representou o secretário de Educação, André De Francesco –, e o vereador Betinho Neves.

A cerimônia marcou a retomada da iniciativa, que ficou suspensa durante a pandemia. A Lei Lucas Begalli Zamora é de autoria de Erika Tank, enquanto vereadora, e faz referência ao estudante de 10 anos que morreu vítima de engasgamento, em 2017. Entre 2018 e 2020, mais de 1,7 mil profissionais foram capacitados. A nova etapa do projeto segue até o fim de junho e deve chegar a 222 servidores da rede municipal de ensino.

A coordenação das ações é da enfermeira supervisora de Unidade de Pronto Atendimento, Fernanda Cantão, e da diretora de Urgência e Emergência, Maria Fernanda Olívio Dionizio. “A Lei Lucas permite que os profissionais da educação tenham acesso a um treinamento que é fundamental. É uma reciclagem muito importante, e que pode salvar vidas. Essa é nossa missão”, afirmou o prefeito Mario Botion.

Erika Tank observou que Limeira é o primeiro município do Brasil a adotar essa legislação e a colocá-la em prática. “Agradeço o prefeito Mario Botion por dar suporte para que a lei fosse implantada. Essa capacitação é uma oportunidade a todos os profissionais da educação. É um conhecimento que pode fazer a diferença entre a vida e a morte”, salientou a vice-prefeita.

Vitor Santos enfatizou que os treinamentos auxiliam no trabalho de urgência e emergência. “Embora a atuação do Samu em Limeira seja extremamente rápida, até o tempo de chegada da equipe, qualquer segundo é precioso”, pontuou. Adriana Capicotto, por sua vez, comentou que o intuito da Lei Lucas é a prevenção. “Além de oferecermos uma educação de qualidade aos alunos, precisamos ter espaços seguros”, citou.