Notícias
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Opinião: Antes de querer salvar o mundo, precisamos nos conscientizar
06/06/2022 | 11h09
Opinião: Antes de querer salvar o mundo, precisamos nos conscientizar

Simone Zambuzi, secretária de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira

Quando falamos sobre meio ambiente, logo vem no pensamento “salvar o planeta”. Bem antes de iniciar a possível ação que temos em mente, precisamos nos conscientizar sobre a importância do meio ambiente para nós e para o próximo. Devemos ter em mente que pequenas ações diárias fazem toda a diferença para o coletivo, para mudar o mundo.  

Algumas questões para refletir: Um ambiente equilibrado é livre de doenças, vírus e bactérias? Cuidar do meio que vivemos é cuidar da nossa saúde? Sim! Tudo isso está relacionado. Ter consciência  ambiental faz bem para a nossa saúde mental e física!

Porque devo ter um consumo consciente dos recursos naturais, porque devo multiplicar os conhecimentos? A resposta é simples: é importante mudar hábitos diários para fechar a conta sobre cuidar do meio ambiente, do planeta.

São vários os estudos e pesquisas e dúvidas existentes quando falamos sobre cuidar do meio ambiente. Mas esse cuidado muitas vezes envolve pequenas atitudes: são hábitos dos nossos avós que possuíam uma relação homem-meio ambiente diferente da nossa atual. 

Até algumas décadas atrás, era possível ter mais tempo para cuidar da alimentação, preparar o alimento, cultivar. As pessoas sabiam a origem dos produtos consumidos, pois  não tínhamos essa grande oferta como é atualmente. Não existia esse mundo digital que nos deixa reféns de celulares, tablets, aparelhos de computadores e TVs ligados ao mesmo tempo, luzes acesas. Não se tinha tanto desperdício de alimentos, tantos veículos nas ruas, tantas construções, consumo de água e energia. 

Então, atualmente é necessário todo um trabalho de educação ambiental, inclusive nas escolas, para falar sobre questões simples, como escovar os dentes e lavar a louça com a torneira fechada, a importância da destinação correta dos resíduos, que nada mais é que “lixo no lixo”! Falamos sobre separar os materiais que podem ser reciclados. Muitas vezes, o que é lixo pra você, é dinheiro para o outro.

Outro assunto importante de ser abordado constantemente são as árvores no meio urbano. Elas não são problema quando plantadas em locais corretos e escolhidas as espécies adequadas. A vegetação é de grande importância para diminuir o efeito estufa, proteger os mananciais e o solo, evitando processos erosivos. Além disso, as árvores são abrigo e oferta de alimento aos animais. Elas são fundamentais  para nossa existência e por esse motivo precisamos proteger ao máximo a nossa biodiversidade.

Quando falamos em cuidar do nosso meio ambiente, não podemos deixar de ressaltar  a importância do homem do campo na produção de alimentos e também da água, pois cuidam das nossas matas e solo. Não podemos esquecer da nossa fauna seja ela composta por animais silvestres ou não. Somos responsáveis  por também cuidar de todos e ofertar um ambiente equilibrado. Abandonar e mal tratar animais não está inserido no contexto de salvar o planeta e muito menos sobre um ambiente equilibrado.

E quando falamos em Dia Mundial do Meio Ambiente, são tantos os pontos que devemos abordar! Proponho o exercício para que você pare e pense sobre seus hábitos e no que poderia mudar diariamente, com ações simples que ajudam a então iniciar o trabalho de educação ambiental com nós mesmo antes de querer salvar o planeta .

O exercício é diário! Para  nos conscientizar e mudar nossos hábitos, são pequenas mudanças que ajudam e colaboram com a meta de termos um ambiente equilibrado como prevê a nossa Constituição Federal. Que possamos ser a mudança que desejamos ver no mundo todos os dias.

Notícias recomendadas para você