Prefeitura promove palestra para desmistificar esquizofrenia
27/05/2022 | 14h52
Prefeitura promove palestra para desmistificar esquizofrenia

O dia 24 de maio é instituído à pessoa com esquizofrenia e, em alusão à data, a Prefeitura de Limeira, por meio da da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), com apoio do Senac Limeira, promoveu na manhã desta sexta-feira (27), a palestra “Conscientização sobre a Esquizofrenia - Visibilidade sobre o transtorno mental e combate ao preconceito”. O encontro foi coordenado pelo psiquiatra Lucas Dantas Bueno e pelo psicólogo e coordenador do Caps II, Júlio César Fontes. A vereadora Lu Bogo acompanhou o evento.

Paralelo à palestra, os participantes conheceram os trabalhos realizados pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município, em especial aqueles realizados pelo Caps II que atende pessoas com doenças mentais graves e persistentes, inclusive com esquizofrenia. Ainda na ocasião, eles aprenderam um pouco mais a respeito das manifestações deste complexo de transtorno mental, perpassando, por exemplo, por seus sintomas, primeiros estudos relacionados ao tema e tabus que envolvem a pessoa com esquizofrenia.

Bueno destacou a importância da iniciativa para a desmistificação da doença e de seus portadores. “Há muitos tabus que envolvem tanto a família quanto os próprios pacientes com esquizofrenia e o objetivo aqui é justamente reforçar a necessidade de reinserção desses indivíduos no convívio social, auxiliando na melhoria de sua qualidade de vida”, comentou.

Ainda de acordo com o médico, os muitos estigmas que perpassam o quadro esquizofrênico podem levar o indivíduo ao afastamento ou mesmo ao isolamento social. “Após o diagnóstico, havendo um acompanhamento com profissionais qualificados, o paciente pode voltar a sua vida regular, salvo eventuais alterações em sua produtividade, possibilitando que ele seja reinserido na sociedade sem grandes perdas”, concluiu.